Adiada em 2020, por conta da pandemia, a 14ª edição do festival “Baixada animada – Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação” acontece este mês, seguindo os protocolos de segurança no combate à Covid-19. São oficinas de animação, palestras e uma mostra competitiva com 96 curtas de animação do Brasil e mais nove países hispano-americanos. Tudo gratuito.
Este ano, o evento também terá mostra especial online de curtas nacionais com recursos de acessibilidade para portadores de deficiência visual e auditiva, que ficará disponível em uma sala virtual no site oficial do evento (www.baixadaanimada.com.br).
Para a mostra competitiva acontece entre os dias 7 e 14 de abril, no Cine Teatro Oscarito, em Duque de Caxias (funcionando com 30% da capacidade, conforme as orientações do Ministério da Saúde). Foram selecionados curtas produzidos, a partir de 2019, no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Espanha, México, Portugal e Venezuela. A programação é dividida por faixa-etária: livre, infantil (até 11 anos) e infanto-juvenil (a partir de 12). Os vencedores de cada categoria (nacional e internacional) já foram escolhidos em sessão prévia por um júri técnico e serão anunciados para o público na abertura do festival.
Foto em destaque: Divulgação