O HackTudo está de volta à Cidade das Artes. Nesta edição híbrida (os Hackathons aconteceram virtualmente), o público poderá visitar o festival de cultura digital, nos dias 6 e 7 de novembro, e acompanhar o HackConference, torcer no HackDrones, a corrida de drones, ou no HackRobot, as batalhas de robôs. Outras atrações que podem ser conferidas presencialmente são o HackLab, com atividades voltadas para o público infanto-juvenil, a exposição do duo VJ Suave – com a instalação em realidade virtual, Floresta Encantada, e o cinema expandido, Folclore Digital – e os trabalhos de cultura maker dos artistas Jota Azevedo, Henrique Ventura, Marcio Nehrebecki e Mau Maker.
Confira as atrações:
HackDrones – A corrida de drones contará com 16 pilotos participantes, selecionados pela curadoria do evento e que concorrem a 10 mil reais em prêmios. O circuito montado no jardim da Cidades das Artes é considerado de nível intermediário e contará com obstáculos conhecidos como Gates, Slaloms e Ladders. Para acompanhar a competição, dividida em baterias e com sessões a cada 30 minutos, será preciso retirar o ingresso gratuito por meio do site, a partir do dia 18 de outubro. A arquibancada montada ao ar livre terá capacidade para 70 pessoas e será o único lugar de onde será possível avistar os drones.
HackRobot – As competições de Robôs vai acontecer em três arenas diferentes. A primeira, com capacidade para 65 pessoas a cada 30 minutos, será a casa das partidas de Hockey e contará com duas categorias: a Hockey Pro, com robôs de 6,8kg, e a Hockey Mini, com robôs de 3,4kg. Já as outras duas arenas vão receber os famosos combates das melhores equipes de robótica do país e têm capacidade para 84 pessoas a cada meia hora. As lutas serão divididas nas categorias Combate FairyWeight, com robôs de 150g, Combate AntWeight, para robôs de 454g, e Combate BeetleWeight, que contará com robôs de 1,36kg. Os ingressos gratuitos para esta atração também podem ser retirados no site.
HackLab – São três oficinas voltadas para o público infantojuvenil, com ingressos retirados também pelo site. O LAB também vai oferecer a oficina TagTool, promovida pelo duo VJ Suave, na área aberta em frente à Sala Eletroacústica. São sessões de meia hora que atendem oito crianças por vez, realizadas das 18h às 20h e das 21h às 23h.
Exposição – O duo VJ Suave também será responsável pelas duas exposições que acontecem no evento presencial da Cidade das Artes. Na Sala Eletroacústica, o público poderá conhecer a experiência em realidade virtual Floresta Encantada, que acontece a cada 10 minutos, das 14h às 23h, com capacidade para três pessoas por sessão. Já na galeria, acontece o cinema expandido Folclore Digital, das 14h às 23h. Serão 16 sessões, com duração de 23 minutos e capacidade para 12 pessoas por sessão.
HackMaker – A atração apresenta invenções ligadas à cultura maker – movimento valorizado pelo festival e importante para a criação de novas soluções. Dentre os artistas participantes estão Jota Azevedo (@jota.azevedo), Henrique Ventura(@cuttransformglue), Marcio Nehrebecki e Mau Maker (@mau_maker), que apresentam projetos e robôs.
HackConference – A conferência é formada por artistas, produtores, executivos C-level, gerentes e coordenadores de grandes empresas e startups reconhecidas no mercado. e ocupação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ingressos pelo site.
Mais informações www.hacktudo.com.br
Foto em destaque: Divulgação/HackTudo