Criadores de Bob Zoom comemoram sucesso de personagem infantil
O universo infantil é permeado de personagens. Dos mais folclóricos, restritos a algumas culturas, aos mais universais, frutos do cinema e da indústria cultural sem fronteiras. Hoje, com as mídias sociais cada vez mais abrangentes, há sucessos que nascem na internet e ganham popularidade entre as crianças, como o Bob Zoom, a formiguinha azul que, a exemplo da também famosa Galinha Pintadinha, resgata cantigas populares e já se transformou em uma grife.
Um dos diferenciais desses trabalhos é a preocupação dos produtores com o conteúdo transmitido às crianças. O aspecto comercial não ignora o pedagógico.
– Visamos sempre que qualquer produto ou trabalho ligado ao Bob Zoom possa contribuir com o desenvolvimento pedagógico e educacional das
crianças. Pesquisamos constantemente e nos cercamos de profissionais que tenham o mesmo intuito. Claro que pode haver opiniões divergentes,
mas acreditamos, e comprovamos, que nosso público em geral reconhece esse aspecto como uma característica do nosso trabalho – avalia Maurício Carvalho, um dos criadores do personagem.
O Bob Zoom, aliás, foi pensado especificamente para o público infantil. Criado há cerca de dois anos, é resultado direto de pesquisas feitas pelos sócios Maurício Carvalho, Ricardo Drummond, Oswaldo Braz e Marcos Mello (da esquerda para a direita na foto em destaque), da empresa sBusiness.
– A ideia de criar o Bob Zoom surgiu concomitantemente a criação de nossa empresa, a sBusiness. Queríamos fazer projetos explorando as
mídias sociais, uma área relativamente nova, onde todos ainda estão aprendendo a respeito, e as melhores maneiras de explorá-las comercialmente. Havia personagens criados no mundo digital, no Brasil e em outros países. Estudamos estes casos, vimos seus pontos fortes e
suas vulnerabilidades. Resolvemos criar um personagem e uma estrutura aprendendo com os acertos e tentando minimizar os erros cometidos pela concorrência – conta Maurício.
O resultado é o sucesso da formiguinha na internet, com mais de 40 milhões de views no YouTube, e 240 mil fãs no facebook. Além disso, a marca hoje tem uma gama de produtos licenciados. Segundo Maurício, o retorno veio mais rápido do que o previsto, mas o tamanho do sucesso não surpreende:
– Nós esperávamos o sucesso. O que talvez tenha acontecido foi que o resultado veio mais rápido do que prevíamos inicialmente.
Meu bebê de 3 anos está doendo porque ele viu o boneco de vinil que vem junto com o pintinho amarelinho e não achamos em lugar nenhum para vender estamos desesperados já ligamos em várias lojas na própria fábrica e não tem precisamos urgente de ajuda
Oi, Janete
A foto mostrava vários produtos, mas não sei dizer se todos podem ser encontrados no mercado.