Nutricionista fala da importância do consumo de frutas
Ricas em vitaminas, minerais e fibras, as frutas devem ser consumidas diariamente. Se o hábito começa na infância, melhor ainda. Não é toda criança que gosta de fruta, mas vale a pena insistir. Os benefícios são grandes.
– As frutas contribuem para a proteção à saúde e diminuição do risco de ocorrência de várias doenças. A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta o consumo de três porções de frutas ao longo do dia, e não existe um número máximo – diz a nutricionista Kamila Armond, do Centro Universitário São Camilo, lembrando que essas porções variam de acordo com a fruta – Uma porção não significa necessariamente uma fruta inteira. No caso da banana, uma porção representa uma unidade, já no caso do mamão papaia, uma porção é igual a meia unidade.
Os sucos naturais também são ótimas opções. Não substituem a fruta, pois sempre há perda de nutrientes. Ainda assim, bem mais saudáveis do que bebidas industrializadas.
– Os sucos de frutas naturais também podem ser consumidos todos os dias, porém é sempre preferível consumir a fruta in natura, já que seu teor de fibras é muito maior. Evite coar os sucos para não retirar as fibras e os micronutrientes presentes no bagaço e na casca – explica Kamila.
Em caso de sucos como de limão e maracujá, por exemplo, que ficam amargos, a orientação da nutricionista é não abusar do açúcar refinado:
– Existem algumas estratégias para adoçar esse tipo de suco. Pode-se utilizar mel ou até mesmo outras frutas mais doces, como tâmaras, mamão e banana. As frutas já contêm açúcar naturalmente – a frutose – e as mais maduras possuem um dulçor ainda maior. O açúcar refinado deve ser evitado, pois está associado ao excesso de peso e a diversas doenças relacionadas à obesidade. Sua recomendação é de uma porção ao dia. Prefira valorizar o sabor natural dos alimentos, evitando açúcares e adoçantes. No início, o sabor pode não agradar tanto, mas, com o tempo, o paladar se adapta perfeitamente. Em caso de dificuldade, faça uma redução progressiva. Persista, a saúde de toda a família agradece.
As polpas congeladas também perdem nutrientes, mas são boas opções para quando não é possível fazer o suco natural. Kamila indica as polpas que não possuam açúcar adicionado. Outra maneira de consumir frutas são os bolos caseiros feitos a partir delas. Mas sem exagero.
– Ao entrar em contato com o calor algumas vitaminas são perdidas, porém o bolo pode ser uma estratégia válida para aumentar o consumo de frutas. Evite bolos ricos em gorduras e açúcares e sempre prefira os mais simples de frutas. Dê preferência aos realizados em casa, pois assim se tem o controle dos ingredientes. Mas fique atento à quantidade. A recomendação é consumi-los menos de três vezes por semana.
Algumas frutas são mais comuns em determinadas regiões, e também é comum a pessoa gostar mais de certas frutas do que de outras. A variedade, no entanto, é importante.
– O recomendado é diversificar os tipos e cores das frutas ingeridas ao longo da semana, oferecendo novos sabores às crianças. É interessante explorar a variedade de produtos da região e ficar atento à safra para aproveitar os melhores preços e qualidade dos alimentos. Dê preferência aos orgânicos, pois são livres de agrotóxicos. As frutas podem ser consumidas frescas ou secas, preferindo sempre as que não tiverem açúcar adicionado. Verifique essa informação presente na lista de ingredientes do rótulo do alimento – orienta a nutricionista;
Confira a receita que Kamila Armond passou para os leitores do Quem Coruja.
Sorvete de frutas
A base desse sorvete é a banana! Ela que dará a cremosidade e sabor doce, não precisando utilizar açúcar. Quando ela estiver bem madura (quanto mais madura, mais docinha), corte em rodelas e congele.
Escolha outra fruta para dar o sabor ao sorvete e congele também. Pode ser morango, mamão, abacaxi, abacate ou qualquer fruta de sua preferência.
Em um processador, bata as bananas congeladas com a fruta de sua escolha. A mistura irá virar uma massa.
Deixe no congelador por aproximadamente 3 horas, até ficar com consistência de sorvete.
Você pode acrescentar cacau, canela, frutas secas e castanhas para ficar ainda melhor.