Gravidez

Gravidez depois dos 40

Gestantes nesta faixa devem estar atentas à questão genética e ao próprio quadro clínico

Não é novidade que as mulheres estão adiando a hora de ter filhos e se tornando mães mais velhas. Mas uma gestação depois dos 40 anos precisa de cuidados diferentes? De acordo com o ginecologista e obstetra Marcos Arcader, do Hospital Silvestre, a mulher que engravida nesta faixa etária precisa estar mais atenta à questão genética – pois o risco de ter uma criança com alguma síndrome é maior devido ao envelhecimento dos óvulos- , e ao próprio quadro clínico.

– É normal que com o avanço da idade a mulher esteja mais suscetível a determinadas patologias clínicas, como diabetes, hipertensão e problemas de tireoide. Questões clínicas como essas podem ser um agravante preocupante para uma gestação nesta faixa. A mulher pode nunca ter tido nenhuma dessas doenças e desenvolvê-las durante a gestação, o que vai requerer um acompanhamento maior – explica, lembrando que também podem apresentar uma gravidez sem nenhuma intercorrência.

Em geral, segundo o médico, são realizados exames como em qualquer gestação, como o ultrassom morfológico e o de translucência nucal, que ajuda a detectar o risco de síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas. Em alguns casos, o obstetra pode pedir uma biópsia Vilo Corial, em que é retirada uma pequena fração da placenta para análise genética. Fora os exames clínicos que todo mundo deveria fazer periodicamente, como o hemograma.

– No entanto, estar em dia com todos os exames periódicos não significa que a mulher não possa desenvolver determinadas patologias durante a gravidez, como diabetes e hipertensão – explica Arcader.

O obstetra alerta que mulheres obesas, fumantes, que ingiram álcool com frequência, façam uso de drogas ilícitas, não tenham vida saudável e sejam sedentárias, têm mais risco de desenvolverem uma gestação difícil.

Com relação ao parto, diz ele, nada muda: mulheres acima de 40 podem ter parto normal. No entanto, se a paciente desenvolver uma gestação complicada, com algum risco, pode ter indicação para cesariana. Sobre o pós-parto, de um modo geral, é o mesmo para todas as idades, a não ser que haja algum problema de saúde:

– Dependendo da patologia, como um quadro de hipertensão, a mulher pode ter que ficar um ou dois dias na UTI para acompanhamento, caso o médico ache necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *