Objetivo é permitir ao aluno exercitar outras habilidades e conseguir se relacionar com pessoas com opiniões diferentes
Cada vez mais as escolas brasileiras têm reconhecido a importância de promover atividades em equipes. Mas quem já participou de trabalhos em grupo na época da escola sabe o quanto essa experiência pode se tornar frustrante. Esse tipo de atividade requer paciência, organização e muita orientação para evitar que alguns alunos se sintam prejudicados e outros sejam favorecidos, afinal a nota do trabalho é a mesma para todo o grupo.
É importante que essa prática seja aplicada já nos anos iniciais da escola, dessa forma as crianças aprendem a trabalhar coletivamente e a escutar seus pares desde cedo. Isso, de certa forma, inibe a ação dos “espertinhos” que se encostam no grupo e fazem corpo mole para realizar as tarefas e esclarece, para aqueles que gostam de comandar, que é importante aceitar e compartilhar ideias.
Há muito tempo, educadores valorizam o trabalho em grupo como estratégia importante para o aprendizado. O objetivo dessa proposta é permitir ao aluno exercitar diferentes habilidades. Mais do que estudar o conteúdo das disciplinas, o professor quer que o aluno aprenda a ter autonomia e consiga se relacionar com pessoas que possuem opiniões e agem de formas diferentes da sua e isso é essencial, não só na vida escolar, como no dia a dia com seus familiares, amigos e em outros espaços.
Durante a realização do trabalho em grupo o aluno aprende a escolher, a avaliar, a argumentar e a tomar decisões, mas também é preciso saber ouvir, respeitar diferentes opiniões e dividir tarefas. Aprender a conviver e a respeitar o próximo só acontece com a prática, por isso essa é uma das formas mais eficazes de ensinar estratégias de resolução de problemas, baseada no respeito e na cooperação.
Para que essa atividade seja bem sucedida o professor precisa conhecer bem seus alunos. Isso facilita na hora de dividir a turma em grupos. Essa divisão pode acontecer de forma democrática, permitindo que os próprios alunos escolham seus grupos, mas em alguns momentos é necessária a intervenção do professor, justamente para fazer valer a ideia de conviver e respeitar as diferenças. Especialistas afirmam que este é o momento em que o professor pode explicar sobre o jeito de cada um administrar seu tempo, falar e olhar o mesmo assunto. E considerar que essa diversidade está presente em todas as salas de aula. Por meio dessa prática, o aluno se relaciona de modo diferente com o saber. É um momento de troca, em que a criança ou adolescente se depara com diferentes percepções.
Educadores enfatizam que o objetivo do trabalho em equipe é empreender esforços conjuntos para atingir metas, alcançar os propósitos e objetivos traçados. Além disso, é uma ferramenta que promove a troca de conhecimento, possibilita a formação de ideias e nos ensina que, independente da sua função dentro da equipe, devemos reconhecer o valor de cada pessoa, afinal, é com a contribuição de cada um que podemos transpor os obstáculos, vencer as dificuldades e chegarmos ao tão esperado sucesso.