História do Brasil e gramática para o público infantojuvenil
Formação em Direito, interesse por História, paixão por Literatura e a paternidade exercida com todo o carinho. Tudo isso contribui para que o juiz Luiz Eduardo de Castro Neves concilie a magistratura com a autoria de livros infantojuvenis. No sábado, 30 de novembro, ele lança “Uma gramática simpática”, da editora Lexikon, e “O Brasil quase rimado”, “Uma mentira leva a outra” e “As cartas de Antônio”, todos da editora Philae.
A carreira de escritor começou há seis anos, quando Castro Neves criou uma história para ajudar no aprendizado da filha, então com 9 anos de idade. A ideia era tornar o estudo mais divertido. Depois disso, ele teve outros dois livros publicados: “Muito, muito, muito”, inspirado numa brincadeira que fazia com seus filhos, e “Uma bacalhoada que mudou a história”, relacionado à vinda da família real portuguesa para o Brasil. Os filhos foram crescendo e o gosto pela literatura também, sempre norteada pela visão de pai.
– Sempre gostei de contar histórias para meus filhos e escrevi meu primeiro livro infantil (As histórias que os bichos gostam de contar) para ajudar minha filha que estava com dificuldades de compreensão de texto. Daí em diante, fui acompanhando meus filhos na escola e tendo ideias a partir do que estudava com eles – conta.
A motivação passou a ser despertar em outras crianças o interesse por conhecimento.
– Procuro fazer algo instrutivo e divertido, sem que seja infantil. Acho que crianças devem ser tratadas com inteligência. O que as diferencia dos adultos não é a inteligência, mas sim a pureza. Acho que o maior desafio é despertar o interesse pela matéria. Estudar tem que ser um prazer. Por vezes, o processo de aprendizado pode ser cansativo, mas saber coisas é muito legal, eleva o nível da conversa e torna o mundo mais interessante – diz o autor.
Em “Uma gramática simpática”, a ideia é mostrar de forma simples e divertida as regrinhas da Língua Portuguesa. O livro é dividido em seis capítulos: sons e grafias, morfologia, crase, sintaxe, morfossintaxe e figuras de linguagem. “O Brasil quase rimado: da Colônia ao fim do Império” faz um relato da história do país, desde o descobrimento até o fim do Império, com um álbum de figuras históricas do período e várias curiosidades pesquisadas pelo autor. Também voltado para o público infantojuvenil, o romance histórico “Uma mentira leva a outra” mistura personagens históricos com imaginários para contar a história da independência do Brasil. E “As cartas de Antônio” traz questionamentos sobre Dom Pedro I e o período do Primeiro Reinado. Todos os livros têm ilustrações de Juliana Montenegro.
A tarde de autógrafo acontece das 14h às 18h, na Livraria Travessa do Leblon.
Foto em destaque: Capa do Livro Uma mentira leva a outra/Divulgação