Alimentação Coruja Gravidez

Importância do colostro

Os benefícios da colostroterapia na UTI Neonatal

Sabe qual é a primeira vacina do bebê? Não precisa olhar na carteirinha de vacinação. É o colostro, líquido de aspecto amarelado, produzido pelas mamas antes do leite. É considerado “vacina” porque possui anticorpos e ajuda a proteger o bebê nas primeiras horas de vida. Ideal para todo recém-nascido, o colostro é muito importante para bebês prematuros.

A maternidade Perinatal, no Rio de Janeiro, vem realizando a colostroterapia desde abril deste ano na UTI Neonatal. Bebês impossibilitados de se alimentarem por via oral recebem colostro materno cru, em pequenas gotas, no lábio. Com isso, o colostro é absolvido pela mucosa gástrica, ativando o sistema imunológico do prematuro. Além de proteger contra infecções, a prática auxilia o vínculo entre a mãe e o bebê.

A colostroterapia é realizada até sete dias após o nascimento, e pode ser utilizada quando o prematuro estiver de jejum, especialmente nas primeiras 24 horas de vida.

– A coleta é realizada na UTI ( a beira leito). A técnica de enfermagem ou enfermeira auxilia a mãe com a paramentação (touca, máscara e luva), depois realiza a massagem e ordenha do colostro, e a própria mãe coleta uma gota e passa em cada canto da boca do bebê – explica Marianna Bastos, nutricionista responsável pelo lactário da Perinatal Laranjeiras.

Segundo ela, o colostro pode ser armazenado no freezer por 15 dias, mas isso não é feito na Perinatal para uso da colostroterapia. A maternidade também só utiliza a terapia com o colostro da própria mãe do bebê que está na UTI Neonatal.

– Na Perinatal, só usamos o colostro de mãe para filho, pois o leite materno só pode ser utilizado como doação se passar pelo processo de pasteurização, e isso só acontece em Banco de Leite. A Perinatal só possui um Posto de Coleta de Leite Materno e é para uso exclusivo de mães com filhos na UTI e para as colaboradoras – esclarece a nutricionista.

O método só traz benefícios, pois o colostro auxilia na proteção contra infecções e no amadurecimento do intestino.

– O colostro tem a mesma importância para bebês prematuros ou a termo, pois ele funciona como a primeira vacina do bebê, por possuir anticorpos. Por isso é tão importante colocar o bebê no seio na primeira hora de vida (hora de ouro) , quando possível ainda no centro cirúrgico – afirma a nutricionista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *