Campanha “Leia para uma criança” distribui 3,6 milhões de livros gratuitamente
A campanha “Leia para uma criança”, da Fundação Itaú Social e o Banco Itaú, este ano disponibiliza ao público, gratuitamente, 3,6 milhões de livros. São exemplares de “Poeminhas da Terra”, de Márcia Leite (Editora Pulo do Gato) e “Selou e Maia”, de Lara Meana (Editora SM).
– A seleção dos livros é uma fase muito importante, por isso temos a responsabilidade e a sensibilidade de escolhê-los de forma criteriosa e transparente. Além da triagem realizada por uma equipe técnica, formamos duas comissões com especialistas em literatura infantil. Todo ano temos pelo menos uma obra de autor nacional e procuramos escolher livros que despertem o interesse tanto das crianças quanto dos adultos, analisando a composição do texto com as ilustrações – explica Claudia Sintoni, coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social.
Os interessados podem solicitar seus livros pelo site www.itau.com.br/crianca. Após a realização do cadastro, o material será enviado para o endereço indicado por meio do serviço postal brasileiro.
Dos exemplares disponibilizados pela campanha, 400 mil são reservados para organizações não governamentais (ONGs) que atendam crianças e para secretarias municipais de educação. Também são disponibilizados quatro mil exemplares no formato de fonte ampliada e braile, adaptados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, para contemplar pessoas com deficiência visual.