Na interação entre grupos, crianças aprendem desde cedo a importância da convivência em sociedade
A formação social das crianças é um dos pilares do trabalho na Educação Infantil. Desde muito cedo, existe a intenção de estimular a interação entre crianças da mesma idade e também entre crianças com idades diferentes. Podemos entender que essa prática é de extrema importância para o desenvolvimento infantil ao pensarmos na afirmação “o homem é um ser essencialmente social, impossível, portanto, de ser pensado fora do contexto da sociedade em que nasce e vive”.
O desenvolvimento da capacidade de se relacionar depende, entre outras coisas, de oportunidades de interação com outras crianças em situações diversas. Uma prática que favorece essa interação e que é muito comum nas escolas infantis é dividir a turma em pequenos grupos. A formação de pequenos grupos favorece o diálogo, a identificação e a observação. A organização da sala, a disposição dos materiais, o mobiliário… Tudo é pensado para favorecer a aproximação entre as crianças.
Disposição de material em sala de aula estimula a interação entre crianças
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a disposição dos materiais ao alcance das crianças e a quantidade oferecida. Essa prática estimula o encadeamento de ações como a partilha, a disputa e até mesmo a imitação. Os jogos e as brincadeiras também são excelentes aliados para a interação entre as crianças. Através das atividades lúdicas, as crianças têm a oportunidade de exercitar a cooperação, as regras de convivência e o respeito ao próximo. Através da linguagem lúdica a criança encontra um caminho para expressar sua potencialidade e sensibilidade de problematizar e conceituar o mundo que a cerca.
Todos nós, sem exceção, somos influenciados pelo meio em que vivemos. O mesmo acontece com a criança, que está inserida em um processo de busca constante. Ao mesmo tempo em que é modificada pelo meio em que vive, tem a capacidade de transformá-lo. A família e a escola assumem um papel fundamental na forma com que a criança se apropria da cultura do seu grupo. Nesse sentido, a interação com outras pessoas e claro, consigo mesma, se torna imprescindível, pois no decorrer da vida a criança vai rompendo e vencendo desafios, adquirindo conhecimento e construindo a sua história.