Empreendedorismo também é coisa de crianças e jovens
“Gosto muito de cozinhar tanto comidas doces quanto salgadas. Eu me vejo abrindo uma lanchonete ou um restaurante”. Esse é o futuro que Davi Paes Crizanto de Araújo, de 13 anos, vislumbra e começa a construir. Animado com o sucesso das receitas preparadas para a família, o adolescente decidiu fazer tortas por encomenda e iniciou um promissor negócio, divulgando a du Paes Tortas, no instagram (@dupaes_tortas).
Davi conta com a ajuda dos pais para administrar compras de material e a venda dos produtos. Reconhece que não tem conhecimento nesta área, mas se considera um jovem empreendedor e acredita que começar cedo será muito proveitoso para a vida profissional que almeja.
– Acho que essa experiência pode me ajudar futuramente. Eu posso ter um conhecimento prático que muitos da minha idade não terão – avalia.
Empreendedorismo para crianças e jovens
Empreendedorismo pode começar cedo mesmo. E conhecimentos sobre como e por que empreender também. Enquanto Davi vende tortas por encomenda no Rio de Janeiro, cerca de 100 estudantes de escolas públicas de Pernambuco estão fazendo curso de empreendedorismo, dentro do projeto da organização estudantil Students For Liberty Brasil (SFLB).
– O ensino de empreendedorismo é realizado por meio de um ambiente online, com duas trilhas distintas e específicas, para os alunos do Ensino Fundamental 2 e da Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, tratamos diversas áreas deste universo, como introdução ao empreendedorismo, desenvolvimento de habilidades empreendedoras e o futuro do trabalho, qual o cenário empreendedor do Brasil, o que é economia, educação financeira, comunicação, liderança, gestão de projetos, entre outros temas. Com o avanço para o término da pandemia, estamos recrutando grupos de estudos parceiros do SFLB para realizarem atividades presenciais de capacitação, como oficinas de elaboração de currículos, como estabelecer o preço do seu produto, análise SWOT e business model canvas. A nossa expectativa é impactar cerca de 10 mil alunos do ensino público até abril de 2022 – explica Vinicius Albano, responsável pela gestão do curso de empreendedorismo do SFLB.
Entender a economia e os princípios de venda e captação de recursos estão entre os temas abordados no curso, que não tem por objetivo apenas capacitar, mas incentivar os jovens a acreditarem no próprio futuro.
– O impacto mais visível é o direto na renda de cada jovem, mas não acreditamos que este seja o maior impacto. Lições de empreendedorismo ampliam as perspectivas e horizontes de todos aqueles que as aprendem. Nós queremos mostrar para estas crianças e jovens, por meio das ações do Students For Liberty Brasil, que elas podem sim sonhar, acreditar, e que o trabalho delas pode construir um futuro melhor para elas, suas famílias, e todas as pessoas que estão à sua volta – avalia Ivanildo Terceiro, diretor de comunicação do Students For Liberty Brasil.
Que confusão faz na nossa cabeça quando vemos pessoas que vimos tão pequeninas fazendo coisa de gente grande. Parabéns Davi!