Quem Coruja participa de bate-papo promovido pela editora Colli Books. Evento faz parte da programação da editora na semana da Bienal do Livro de São Paulo
A relação de crianças com livros pode começar antes mesmo de elas aprenderem a decifrar as letras. Ouvindo histórias, apreciando as ilustrações, brincando com livros de borracha, sonoros e/ou cheios de diferentes texturas, vão se familiarizando com o mundo encantado da literatura. Mas é possível fazer alguém se apaixonar pela leitura? Com tantas outras ofertas disputando a atenção, sobretudo jogos e vídeos em telas de celular e tablet, será que as crianças vão querer passar mais tempo lendo?
Não tenho essa resposta, mas pretendo contribuir para esse debate no bate-papo “Como formar um leitor voraz”, promovido pela editora Colli Books, nesta semana em que acontece a Bienal do Livro de São Paulo, pela primeira vez em versão totalmente virtual por conta da pandemia de Covid-19. Eu, pelo Quem Coruja, e a pedagoga Bruna Cardoso, da plataforma Ler o Mundo, somos as convidadas do encontro desta quarta, dia 9, às 15h, que será mediado pela jornalista Fernanda Graell.
– Formar leitores é um desafio maravilhoso. Um desafio que envolve família, escola e comunidade. Envolve afeto e presença. A entrada da leitura na vida de uma criança pode tomar os melhores rumos quando existe disponibilidade, acesso e escuta por parte dos adultos – avalia Bruna, que também é psicopedagoga, especialista em alfabetização, autora do livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil”, e mãe da Helena, da Cecília e do Matteo.
Colli Books na Bienal Virtual de Livro de São Paulo – Formação de leitor
Para Fernanda Graell, mediar o bate-papo será também uma ótima oportunidade de se inteirar ainda mais sobre um assunto de seu interesse como mãe de Marina, Joana e Pedro.
– Esse é um assunto da mais absoluta importância. Nos dias de hoje, fundamental. E um assunto do meu interesse pessoal porque tenho três filhos, sendo duas meninas de 11 anos, que estão começando com o amor pela leitura. Sei os desafios, mas também a beleza que é se encantar por um bom livro. Um bate-papo fundamental – afirma a jornalista.
Da minha parte, posso dizer que é uma alegria participar do evento. Sempre gostei de ler e de ler para meus filhos Maria e Lucas. No Quem Coruja, abro espaço não só para a divulgação de livros, mas também para os autores se expressarem e os leitores compartilharem dicas de leitura, na seção “Na Estante”.
A programação especial da Colli Books na Bienal do Livro de São Paulo começa nesta segunda, dia 7, com a participação de Isa Colli, dona da editora, no Salão de Ideias, com a roda de conversa virtual sob o tema ‘Conectados Online: Sua vida dá um livro’. No stand online da editora haverá lançamento de e-books, contação de histórias e sarau de poesias.
Colli Books na Bienal Virtual do Livro de São Paulo – Bate-papos online
Esta será a primeira vez que a Bienal de São Paulo acontecerá inteiramente no formato online. E os bate-papos promovidos pela Colli Books serão transmitidos ao vivo no canal da editora no YouTube.
– A pandemia mexeu com todas as pessoas, no mundo inteiro. Desde o início do isolamento social, a Colli Books criou iniciativas para levar aos leitores entretenimento, informação e literatura. Lançamos livros no formato e-book, fizemos rodas de conversa virtuais com nossos leitores e organizamos muitas lives sobre diversos temas. A participação na Bienal de São Paulo é o ápice de todo esse esforço que temos feito para manter a proximidade com nossos leitores nesse momento desafiador. Preparamos uma programação bem variada, com temas atuais e relevantes para provocar a reflexão e despertar o interesse pela leitura. Sempre participei das principais feiras literárias do mundo e não poderia ficar de fora da Bienal de São Paulo. A vantagem de participar de uma feira virtual é que teremos a oportunidade de interagir com pessoas do mundo inteiro. Estou muito feliz e ansiosa para vivenciar esse momento tão especial! – diz Isa Colli.
Veja a programação da Colli Books na semana da Bienal do Livro de São Paulo, 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo #conectandopessoaselivros, de 7 a 13 de dezembro
Segunda, dia 7, às 15h
Bienal do Livro – Salão de Ideias
Conectados Online: Sua vida dá um livro – bate-papo com o tema “Sua vida dá um livro” que conta com a participação da escritora Isa Colli e autores convidados do segmento infantojuvenil. A ação será mediada pela jornalista, Isabele Benito. Palestrantes Isa Colli, Ana Rapha, Fabiana, Leonardo Tônus, Anete, Luca Cataldi, Claudia Cataldi, Isabele Benito, Tiago e Tais.
(bienalvirtualsp.org.br)
Terça, 8, às 15h
Tema: Sarau de Poesia
Mediação: Maíra Fernandes de Melo, jornalista e poeta; autora do livro “Estados Mistos”
Poeta convidado: João do Corujão da Poesia
(YouTube Colli Books Editora)
Quarta, 9, às 15h
Tema: Como formar um leitor voraz
Mediadora: Fernanda Graell, jornalista
Convidadas:
Marta Paes, jornalista do site Quem Coruja
Bruna Cardoso, pedagoga, psicopedagoga, da plataforma Ler o Mundo
(YouTube Colli Books Editora)
Quinta, 10, às 15h
Tema: Contação de Histórias
Mediação: Claudia Cataldi, jornalista e escritora Convidada: Nayara Meneghelli, contadora de História, Arte-Educadora e dramaturga
Participação especial: Luca Cataldi, futuro autor da Colli Books
(YouTube Colli Books Editora)
Sexta, 11, às 15h
Tema: Literatura e Educação
Mediadora: Eliane de Santos, jornalista
Convidada: Paula Strano – professora de alfabetização e criadora do Instagram Ler_o_mundo (infância + leitura = aprendizagem)
(YouTube Colli Books Editora)
Sábado, 12, às 15h
Tema: Literatura e jornalismo
Mediador e convidados a confirmar
(YouTube Colli Books Editora)
Domingo, 13, às 15h
Tema: Literatura e Educação – professores que vivem no exterior
Mediador: Leonardo Tonus, professor de Literatura brasileira em Sorbonne; criador da Primavera Literária
Convidada: Luciana Namorato é professora na Indiana University, nos Estados Unidos, onde é diretora do Programa de Português e foi coordenadora do Grupo de Pesquisa de Estudos Brasileiros.
(YouTube Colli Books Editora)