Livro ‘Estou Grávida…E agora?’ traz orientações e reflexões para autoconhecimento
A gravidez pode trazer muita felicidade, mas nenhuma gestante está obrigada a se sentir feliz o tempo todo. Além das inseguranças comuns às futuras mamães, há também medos, dúvidas e uma série de emoções e sentimentos próprios de cada pessoa. É essa maternidade que a psicóloga Patrícia Carvalho Moreira Nunes aborda no livro “Estou grávida…E agora?”, da editora Autografia.
– Quando a mulher anuncia sua gravidez, as pessoas que comemoram a chegada do bebê esperam ou até cobram que ela esteja feliz também. Mas esta felicidade é permeada por sentimentos de medo, insegurança, ansiedade, irritabilidade, que nem sempre são compreendidos pelos seus familiares. A leitura do livro vai ajudar a gestante a se desprender da obrigação de viver o mito da maternidade feliz, na medida em que vai compreendendo o processo que está vivenciando – diz Patrícia.
Cada um dos dez capítulos do livro traz um assunto específico relacionado à gestação. Da reação à descoberta da gravidez às angústias do parto, passando pelo sexo durante a gestação, são vários temas abordados. Além de orientações, a obra traz exercícios práticos para reflexão e autoconhecimento.
“Estou grávida…e agora?” é resultado das experiências pessoais e profissionais de Patrícia. Especializada em atendimento à gestante, ela conta que o que mais a motivou a escrever o livro foram os retornos recebidos das grávidas atendidas no seu Programa de Acompanhamento Psicológico (PAP).
– O PAP funciona como um pré-natal emocional. Nasceu a partir de uma demanda da minha sobrinha e ginecologista Samantha, que passou a me encaminhar pacientes puérperas, gestantes e tentantes que estavam com dificuldades para lidar com a gestação e com a maternidade – explica Patrícia.
A paternidade também está presente no livro, que fala sobre a importância da presença dos pais durante o Programa de Acompanhamento Psicológico desenvolvido por Patrícia.