A escritora Isa Colli tem encontro virtual marcado com seus leitores neste sábado, 10 de agosto, para o lançamento do livro “Maria Clara, a musicista albina”, mais novo título da editora Colli Books. O bate-papo terá a presença de convidados e será transmitido pelo Facebook (@collibooks), às 10h30, com o mesmo objetivo da obra: desmistificar o desconhecimento que existe em torno do albinismo, doença rara que atinge aproximadamente 21 mil brasileiros.
As questões das diferenças são muito importantes para Isa Colli, que sempre procura destacá-las na literatura infantil, abordando temas como racismo, necessidades especiais, cultura indígena e bullying em suas obras. É a mesma empatia e combate ao preconceito que norteiam este novo livro.
– Eu estou sempre atenta aos sentimentos das pessoas. Muitas vezes ter uma doença rara ou simplesmente ser diferente do senso comum traz dores e inseguranças. Com a literatura, eu percebo que posso levar conhecimento às pessoas de maneira leve e lúdica, quebrando preconceitos e ajudando a desfazer mitos. Eu, por exemplo, sofro de fibromialgia, uma doença crônica que precisa ser tratada com seriedade para controlar a dor. Então, quando eu criei a história da Maria Clara, pensei em trazer uma mensagem de carinho e incentivo a quem tem albinismo, uma condição genética que não tem cura, mas pode ser tratada – diz a autora.
Além de informar e desmistificar vários temas por meio de histórias para o público infantil e infantojuvenil, a literatura publicada na Colli Books tem proposta inclusiva. No site da editora, há conteúdos que incluem recursos de acessibilidade, como músicas em libras e com descrição de imagens, e, segundo Isa, já está sendo feito um trabalho para que todos os livros tenham versão em áudio book:
– Essa é uma das preocupações que nos movem em busca da inclusão.
No evento on-line de apresentação do novo livro, Isa Colli conta com a participação do público para falar sobre literatura e as questões relacionadas ao albinismo.
– Espero todos e todas neste bate-papo para refletirmos sobre amizade, solidariedade e empatia com a dor do próximo. A Maria Clara é uma menina fantástica, inteligente, esforçada e, como toda criança, adora brincar e fazer amizades. Como ela tem albinismo, precisa de alguns cuidados, principalmente evitar a exposição ao sol. No entanto, essa condição não a impede de estudar, se divertir e lutar para conquistar seus sonhos, como o de se tornar musicista. Com apoio dos pais, a menina busca o seu espaço. Com esse livro, espero trazer uma mensagem de acolhimento para as famílias que passam por essa situação e, ao mesmo tempo, compartilhar informações sobre o tema – diz a autora.
Na história, a protagonista Maria Clara enfrenta os obstáculos com determinação, transformando cada desafio em uma oportunidade para crescer. E não apenas em relação ao albinismo, mas à jornada de autodescoberta e crescimento pessoal da personagem na profissão de musicista.