Destaque

Literatura infantil – Para gostar de ler desde sempre

Livros de Mabel Velloso e Izabel Aleixo para crianças que gostam (ou vão gostar) de ler

Que a literatura faz bem, não há dúvidas. Mas como despertar o interesse das crianças pelos livros?  Ler para elas, deixá-las brincar com os livros, estimular a leitura e a escolha pelas obras. Tudo isso ajuda a construir uma relação afetiva com os livros. O Quem Coruja tem um carinho todo especial pela literatura infantojuvenil, e, por isso, compartilha aqui cinco obras que a editora Pingo de Ouro traz como destaque neste começo de ano. 

São três reedições de obras da escritora Mabel Velloso, uma nova edição e um lançamento da autora Izabel Aleixo, todos como lindos convites ao maravilhoso mundo da leitura, com a beleza de palavras, personagens, fantasias, emoções e tudo o mais que a criança pode encontrar nos livros.

Foto Divulgação Pingo de Ouro

Literatura infantil – Livros para crianças que estão começando a ler

De Mabel Velloso, a editora traz às novas gerações o cuidado e o carinho da professora, poeta e cordelista na elaboração de histórias curtas e poéticas para crianças que estão começando a ler. O olhar de descoberta e curiosidade, em O trenzinho azul; o medo, em Medo do Escuro; e a magia do brincar, em Cavalinho de pau. Para a autora, a literatura tem papel fundamental na formação das crianças e o poder de encantar os pequenos, geração após geração. 

– O papel da literatura Infantil é importante porque a criança tem o primeiro contato com histórias, contos, fábulas. A criança quando pede “conte outra vez” já ouviu, e nasce o desejo de ouvir de novo, a porta da curiosidade se abriu! É aproveitar, e sem deixar que a porta se feche, ir contando, contando, contando… – diz Mabel, reforçando o papel do livro e a beleza da infância –  Os atrativos tecnológicos podem encantar, mas nada tira o encanto de uma criança que descobre que num amontoado de letras tem um conto, uma história. O que mais me encanta na infância é a busca pelo novo, são as descobertas nascidas da curiosidade.  Quero ser sempre criança para aprender a cada dia com as crianças a me reinventar e a sorrir para a vida, da vida.


Literatura infantil – Sentimentos e emoções nas narrativas literárias

Já os livros da série “Olívia em”, de Izabel Aleixo, são voltados a uma turminha mais experiente no que diz respeito à leitura, mas que ainda tem muito a aprender com as narrativas literárias. A personagem Olívia tem 8 anos em Olívia em A Receita, e 9 anos, em Olívia em A História, e suas aventuras e descobertas trazem uma carga afetiva que a autora atribui às suas próprias lembranças de infância e ao fato de estar atenta às crianças.

– Perceber as emoções envolvidas em cada situação faz com que aprendamos mais sobre nós mesmos e sobre os outros. E quando damos às crianças condições de se desenvolverem com estímulo e independência, elas são uma fonte inesgotável dessa observação curiosa, perspicaz e bem-humorada do mundo – afirma Izabel. 


A continuação da série “Olívia em” é um bom exemplo dessa observação e atenção da escritora às necessidades e aos interesses das crianças. 

– Essa nova história surgiu porque gostei tanto da “voz” da Olívia no primeiro livro, que achei que ela precisava falar mais, que ela ainda não tinha acabado de dizer tudo o que queria. E ela, como muitas crianças, está sempre antecipando o futuro, se dizendo ou se sentindo mais crescida e preparada do que realmente é, então a série acompanha Olívia crescer, e acompanha também o crescimento e amadurecimento dos leitores. Os livros têm sempre a mesma estrutura, Olívia fica com um adulto que é muito importante na vida dela e, desse encontro, ela aprende um pouco sobre a vida, mas o texto é um pouquinho maior no segundo livro. Ainda em 2022 teremos o terceiro e último livro da série – adianta a autora.

Foto em destaque: Imagem de qiangxuer por Pixabay 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *