Obra “História de Missy – Uma história de amor” é adaptada para crianças com diferentes necessidades especiais
A estreia na literatura não poderia ser mais ousada. “História de Missy – Uma história de amor”, primeiro livro infantil escrito por Izabella Menicucci Badra, traz recursos como audiodescrição, braile, letras ampliadas, libras, texturas e até aroma em um único exemplar. Mais do que escrever uma história, a autora queria torná-la acessível a todas as crianças.
– Desde muito pequena, acompanhava minha mãe em seus trabalhos sociais. Crianças e idosos em estado de risco, abandonados, doentes, em situações inimagináveis. Cresci aprendendo que devemos nos dar um pouco a quem necessita, e não termos preconceito ao “diferente”. Quando Missy veio para minha família, ficava observando meus filhos Bebel e Dudu, brincando com ela, e Bebel descobriu que as orelhas de Missy eram tão macias que pareciam ser de camurça, e que quando ela morresse, faria um bolsinha. Daí veio a ideia de fazer alguma coisa para deficientes visuais, para usarem o tato, e nasceu assim a “História de Missy – Uma história de amor”. Comecei a pesquisar na internet e livrarias, livros para crianças com deficiência visual, e não encontrei nada. A cada dia que passava, mais ideias me viam a cabeça e consegui desenvolver um livro para que todas as crianças pudessem ter acesso, lerem juntas e aprenderem a conviver e amar o amiguinho “diferente”. O livro tem letras grandes para baixa visão, braille para deficientes visuais, pode ser visto pela língua brasileira de sinais (Libras) e ser explorado por crianças com deficiência intelectual, pois inclui um monte de itens, que podem ser usados para brincar. Isso faz com que a criança trabalhe a parte motora e até seja estimulada a pensar – explica Izabella.
O esforço em produzir um livro adaptado a diferentes necessidades especiais encontrou apoio do Ministério da Cultura, tendo sido realizado por meio da Lei de Incentivo a Cultura, e contou com a orientação da Fundação Dorina Nowill e do Estúdio Serigráfico Efeito Visual para elaboração dos recursos de acessibilidade. Mas a autora também encontrou dificuldade antes de conseguir os apoios.
– Apresentei para algumas editoras e ninguém se interessou. Todos diziam que no Brasil não seria possível vendê-lo. Não teríamos público para esse livro. Ficava indignada com a falta de sensibilidade das pessoas e o que mais ouvi foi não. Isso não me fez desistir. Mandei o projeto para o Ministério da Cultura, e ele foi aprovado na Lei Rouanet. Busquei por patrocinadores por dois anos, e consegui realizar o sonho da leitura inclusiva. Agora é fato. No Brasil já temos um livro infantil inédito para todas as crianças. Os patrocinadores são Cemig, BDMG, Protege e Consigaz. A fundação Dorina Nowill para cegos, de São Paulo, e a fundação São Rafael, de Belo Horizonte, apoiam o projeto – conta Izabella.
O livro é também uma homenagem à cadela Missy, que pertenceu à família de Izabella. A obra traz um CD com audiodescrição, uma música que foi composta pela cantora e compositora Martinha, com arranjo do maestro Miguel Briamonte, e um QRcode, com o conteúdo de texto em Libras. O livro está à venda no site www.lojinhadamissy.com.br e custa R$120.