A autora Marina Ivo e a ilustradora Fernanda Barreto participam do projeto Livre.Ria
Um encontro ao ar livre cercado de livros. O projeto Livre.Ria chega à segunda edição, neste domingo, 14/12, colocando à disposição do público centenas de livros na Lagoa Rodrigo de Freitas. A iniciativa tem como objetivo estimular o hábito da leitura.
Começamos o Livre.Ria com um start de 250 livros doados pela Ediouro. Na primeira edição, a população doou 280 livros; nosso intuito é estimular essa mecânica de traga 2 leve 1 para aumentar nosso acervo e as prateleiras sempre estarem abastecidas de livros interessantes para as pessoas, criando uma rede de leitura e troca de conhecimento – explica Bárbara Soledad, idealizadora do projeto ao lado de Luiz Calvão.
A autora Marina Ivo e a ilustradora Fernanda Barreto, que lançam este mês o livro “O menino com um buraco na barriga”, vão participar do evento, lendo a obra, promovendo uma oficina de pintura e doando dez exemplares para o projeto. Para Marina, o contato direto entre autor e leitor é muito importante e enriquecedor.
– Acho que poder conhecer quem está por trás daquela história e daquelas ilustrações cria uma outra relação com o livro. Lembro até hoje quando a Luciana Sandroni foi à minha escola falar sobre “Ludi vai à praia”. Foi especial. E não deixei isso na infância. Quando o Amos Oz, um escritor israelense que adoro, veio palestrar na Flip, não tive dúvidas de agitar a minha ida a Paraty. Lembro de momentos da palestra como se fosse hoje. Frases inesquecíveis sobre a experiência na guerra. Foi muito emocionante.
“O menino com um buraco na barriga” aborda temas delicados, como bullyng e preconceito, mas de forma natural e quase intencional.
– A história aconteceu, não foi escrita com a intenção de tratar sobre um tema. Queria falar de um menino que tinha um buraco na barriga e se sentia triste, mas que ao mesmo tempo realizava coisas incríveis a partir dessa diferença. Acho que ficou uma lição bacana. Talvez a minha própria experiência tenha influenciado. Eu fui uma criança que tinha seus complexos: uma cicatriz nas costas e um dente quebrado quase a infância inteira. Isso me fazia sofrer de alguma forma. A origem desse menino com um buraco na barriga passa por aí – conta Marina.
Serviço:
Livre.Rio – Lagoa (em frente ao Corte do Cantagalo)
Dia 14 de dezembro
Gratuito
Das 9h às 10h – Piquinique com Amélia Gastrô
Das 9h30 às 10h30 – Música ao vivo com Bagunço
Das 10h30 às 11h30 – Contação de História com Sol de Brinquedo
Às 16h- Degustação do livro “O menino com um buraco na barriga” e oficina de pintura e leitura assistida com Fernanda Barreto e Marina Ivo