Todos querem conhecer a criança que acaba de nascer, mas o melhor é esperar um pouco para fazer a visita
Um bebê nasceu! Que alegria! A família e os amigos mais próximos querem logo conhecer a criança e muitos vão visitá-la ainda na maternidade. Mas o excesso de visitas, mesmo que por um momento curto, não é aconselhável. De acordo com a pediatra Walma Vieira, do Hospital Adventista Silvestre, o ideal é que estejam presentes apenas os pais e familiares mais próximos, principalmente nas primeiras 48 horas após o nascimento.
– Trata-se de um processo pós-operatório que exige repouso e certos cuidados, principalmente com higiene. Além disso, é um momento de integração entre mãe e bebê, fundamental para o desenvolvimento da criança, que precisa de tranquilidade – explica.
Segundo a médica, o indicado é evitar visitas pelos primeiros trinta dias, quando a criança já está vacinada. Quem está no privilegiado grupo que vai à maternidade deve ficar atento a algumas recomendações como não levar flores para os pais, não usar perfume, evitar segurar e beijar o bebê.
– A criança está sensível ao ambiente e a tudo que a cerca. É o momento em que o bebê começa a respirar o ar, que precisa estar o mais puro possível – orienta.
O principal cuidado deve ser com a higiene. Quem visita um bebê, mesmo em casa, deve lavar as mãos e evitar respirar e tossir em cima da criança. E, claro, não estar portando alguma doença respiratória.
Confira o manual de etiqueta de visitas a recém-nascidos:
1 – Evitar visitas na maternidade, a menos que seja parente próximo
2 – Evitar visitas em casa antes dos primeiros 30 dias de vida do bebê
3 – Não visitar se estiver com alguma doença respiratória
4 – Lavar bem as mãos na hora da visita
5 – Não levar flores
6 – Não usar perfume
7 – Evitar pegar no bebê
8 – Não beijar e nem pegar na mão do bebê
9 – Evitar respirar e falar em cima da criança
10 – Não demorar demais na visita. Lembre-se que a mãe está cansada e se adaptando à nova rotina
Fadua, querida! Que bela iniciativa de vocês! Adorei! Da apresentação aos temas escolhidos. Vocês estão de parabéns! Gostaria de ressaltar que o texto acima foi de grande valia. Minha mãe sempre me orientou sobre o comportamento nas visitas feitas aos recém-nascidos, mas é sempre bom estar atenta às recomendações médicas. Bjos!!
Que bom que gostou do site, Flora! Estamos curtindo muito fazê-lo! Divulgue para todas as pessoas que, como você, corujam uma criança! Beijos!