Considerado ideal para nutrição e proteção contra doenças para o bebê, o aleitamento materno nem sempre é um processo fácil para algumas mulheres. Pensando nelas e na saúde dos nenéns, a maternidade do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, no Rio de Janeiro, reestruturou a Sala de Apoio à Amamentação, um espaço ligado ao recém-lançado Banco de Leite Humano da entidade, que reúne uma equipe capacitada para fornecer toda a orientação, suporte prático e atendimento especializado às mães desde o nascimento do bebê. Trata-se de um serviço aberto a toda a população, com atendimento 24 horas às mães e seus bebês, no que se refere às questões relacionadas ao aleitamento, independentemente de o parto ter sido realizado no Hospital Mariska Ribeiro.
Segundo Noêmia Meyohas, coordenadora médica pediátrica do Alojamento Conjunto da maternidade, as dificuldades na amamentação são variadas:
– Pode ser uma pega incorreta da mama, causando dores ou machucados no bico do peito; alguma enfermidade que acometa a mãe ou o recém-nascido; e questões relacionadas à saúde mental, como a depressão pós-parto; mas, principalmente, a falta de informação, preparo ou orientação dessa mãe para o manejo da amamentação.
Com as ações de apoio e incentivo à amamentação, a unidade de saúde busca ajudar mais mulheres neste período tão importante para o vínculo mamãe-bebê quanto para a saúde de ambos.
– Nós temos trabalhado profundamente para apoiar e mudar a cultura em torno da amamentação, para que tanto as mães quanto seus familiares compreendam a importância do ato e superem os obstáculos para aprimorar a experiência de afeto e cuidado com seus bebês – explica Noêmia, que está à frente do projeto como responsável médica pelo Banco de Leite da unidade.
Segundo a médica, as iniciativas da Sala de Apoio complementam a estratégia de humanização do hospital e contribuem para uma taxa de cerca de 94% de adesão ao aleitamento materno exclusivo no momento da alta do bebê. As ações incluem acolhimento à gestante durante o pré-natal; tempo integral com o bebê no Centro de Parto e Alojamento Conjunto, acompanhamento posterior à alta em caso de dificuldades ou dúvidas.