Alguns bebês nascem com a via lacrimal ainda imatura e com dificuldade de drenar as lágrimas
Olhinho irritado, lacrimejando e, às vezes, até com uma secreção amarelada. Que mamãe e papai não ficam preocupados com este quadro no bebê? E é importante ficar atento mesmo, pois são sintomas de obstrução da via lacrimal, que deve ser tratada com orientação de um oftalmologista e do pediatra.
– A obstrução da via excretora lacrimal acontece por imaturidade na construção desta via, devido à permanência de uma membrana em uma das válvulas da via (Hasner). O sintoma de lacrimejamento constante é a sua maior manifestação – explica Leonardo Lins, oftalmologista da clínica Barra Eye Clinic, no Centro Médico BarraShopping.
Na maioria dos casos, o problema é resolvido até o primeiro ano de vida, pois o calibre das vias lacrimais tende a aumentar com o crescimento do bebê, melhorando a drenagem das lágrimas. O tratamento costuma ser com massagens da via lacrimal, que ajuda no afrouxamento da via. Em poucos casos, é necessária intervenção cirúrgica.
– A ocorrência da obstrução se dá em 5% das crianças, e dessas, entre 85% e 90% que são acometidas desse problema no primeiro ano de vida alcançam a cura. As que não melhoram com o tratamento clínico, precisam se submeter a um procedimento cirúrgico – afirma o oftalmologista.