Outono lembra alergias respiratórias? Se seu filho ou filha (e mesmo você) sofrem de rinite, sinusite, bronquite…, certamente a resposta é sim. O otorrinolaringologista Alexandre Colombini lembra que a oscilação de temperaturas e o ar mais seco, característicos da estação, costumam afetar diretamente pessoas com problemas respiratórios, e, por isso, as alergias merecem atenção especial nesta época do ano.
– Precisamos desenvolver uma atenção redobrada em nossa saúde, principalmente no que se refere às doenças respiratórias, uma vez que elas são consideradas as principais vilãs dessa estação, chegando a aumentar até 40% da taxa de sua incidência. Tendo isso em mente, é importante ficarmos atentos aos sintomas mais frequentes como febre, dores pelo corpo, congestão nasal e tosse – ressalta o médico.
Alergias respiratórias – Confira as dicas do especialista para reduzir os incômodos e até evitar crises alérgicas:
– Beba bastante água: o ideal é ingerir dois litros por dia para manter o organismo hidratado. Isso vai ajudar muito a hidratar as vias respiratórias também.
– Faça limpeza nasal com solução fisiológica ao menos duas vezes ao dia. Caso trabalhe em ambiente com ar condicionado, redobre o uso por que ele resseca ainda mais as vias respiratórias.
– Umidifique o ar, seja com aparelhos próprios para isso ou mesmo com toalhas úmidas e/ou grandes bacias para que haja uma grande superfície a ser evaporada para tornar o ar mais úmido.
– Guarde brinquedos de pelúcia em embalagens à vácuo depois de higienizados.
– Procure manter os ambientes arejados.
– Evite usar vassouras para limpar a casa, pois elas podem espalhar a poeira. Prefira utilizar panos úmidos.
– Troque a roupa de cama a cada semana.
-Procure ter uma boa alimentação. A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C, como a laranja. Elas ajudam a prevenir gripes e resfriados.
– Lave as mãos com álcool gel e evite o contato com a boca, nariz ou olhos por que é a porta de entrada dos vírus e bactérias.
– Tenha um bom sono e um bom descanso.
– Evite o contato com pessoas gripadas ou com resfriados, pois essas doenças são adquiridas pelo ar. Ao espirrar, coloque um lenço ou a mão só se puder lavá-la em seguida, ou vai transmitir a doença assim que tocar qualquer superfície.
– Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo; Alergias no outono – procure orientação médica
Alergias respiratórias – Problemas respiratórios necessitam de diagnóstico médico e tratamento adequado
Apesar da importância e eficácia de cuidados preventivos, o acompanhamento médico especializado é necessário para o diagnóstico e o tratamento mais adequado, destaca Alexandre Colombini.
O Quem Coruja sabe disso e já abordou o assunto outras vezes por aqui. Leia em Preocupações de outono, relatos de algumas mães e suas experiências com filhos alérgicos, e mais orientações da pediatra e especialista em alergia e imunologia Fabiana Caputo.
Imagem de press 👍 and ⭐ por Pixabay