Livro de autora estreante tem o bichinho como protagonista e os pequenos como público alvo
Apaixonada por gatos, a publicitária Lucia Fontes estreia na literatura infantil com “Kira e o voo da abelha”, livro que traz a gatinha Kira como protagonista da história. O envolvimento com os felinos é grande, e parte da renda arrecadada com a venda do livro será revertida para o projeto Gatoca, que investe em educação, conscientização e mobilização em prol dos animais. Escrever o livro também foi motivado por outra paixão de Lucia: as crianças.
– Apesar de não ter filhos, fui convidada por uma amiga, em 2001, a fazer parte de um grupo de “tias” voluntárias para um trabalho de evangelização infantil na cidade onde morava. Fui pega de surpresa e minha primeira pergunta foi: mas por que eu? Nem tenho filhos, não tenho experiência nenhuma com crianças! Minha amiga respondeu: “Você é uma criança. É só disso que precisa”. Com 32 anos de idade e inicialmente espantada com a resposta, aceitei o convite e acabei ficando no grupo por seis anos. Percebi que ela tinha razão, quando eu me via no chão brincando com as crianças, desenhando, rindo e aprendendo. Percebi uma conexão com o mundo delas e me dei conta do quão importante é a infância para a saúde mental, emocional e espiritual do adulto. Desde então, isso ficou marcado em mim e, quando resolvi escrever uma história, foi natural pensar nas crianças – conta Lucia.
As travessuras e o jeito carinhoso de uma das gatas de Lucia – ela tem seis animais em casa – foi a grande inspiração para o livro. Kira, aliás, é o nome da gatinha na vida real.
– Tenho gatos desde os 10 anos de idade e sempre me diverti muito com eles. São carinhosos, dengosos, espertos, inteligentes, engraçados, astutos e têm uma forma muito especial de se comunicar conosco. Assim como os cachorros, os gatos nos ensinam muito – nos ensinam a brincar, a não levar tudo tão a sério, a saber relaxar, a se cuidar e se respeitar. Mas foi a Kira a gatinha que realmente me fez observar e rever alguns dos meus comportamentos e está me fazendo querer mudar. Tudo isso de uma forma alegre, descontraída, espontânea e relaxada. A Kira é uma gatinha zen, que encara as novidades e dificuldades sempre com uma carinha curiosa. Ela sabe fazer uma limonada de um limão, sabe como é? Apronta mil e umas em casa e é extremamente carinhosa. Esse jeitinho dela me faz imaginar histórias que eu mesma gostaria de protagonizar – conta a escritora.