Dermatologista lembra que roupinhas molhadas podem causar foliculite
A maioria das crianças não gosta muito de ficar passando protetor solar, não é mesmo? Chegando na praia, elas querem logo brincar. Por isso, as roupinhas com proteção UV são ótimas opções. Mas a eficácia do produto, é bom lembrar, é para protegê-las dessa radiação. Permanecer um longo período com a roupa molhada (quando não estiver mais brincando na água) pode irritar a pele, assim como qualquer outro tipo de roupa molhada durante muito tempo no corpo.
Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, quando a pele fica úmida e abafada pelo tecido gera um ambiente propício para bactérias. Ela chama atenção para casos de foliculite.
– A foliculite é uma inflamação superficial no pelo, que pode ser causada por bactérias, vírus ou até fungos. O tratamento pode ser feito com pomada de antibióticos ou uso de sabonetes antisépticos (de clorohexidina, por exemplo). Para não piorar o problema, o ideal é impedir o atrito na região em questão para não potencializar a inflamação. Portanto, evite, ao máximo, roupas apertadas. O problema da roupa de proteção UV é que o calor e a umidade podem desencadear reação inflamatória nos folículos pilosos (pelos) e, com isso, se observar bolinhas amareladas envoltas por halo vermelho (conhecidas como pústulas) nas regiões acometidas – diz a médica.
Vale ressaltar que não se trata de um problema de roupas com proteção UV. O que não é recomendado é mantê-las por muito tempo molhadas no corpo.
– Não apenas roupas de proteção UV podem desencadear isto, mas também o uso de biquíni, maiô e sungas molhados. Por isso, a dica é trocar a roupa úmida por uma seca enquanto estiver fora da água por um período de tempo maior – explica Gabriella.
Ainda de acordo com a dermatologista, a proteção UV das roupas substitui bem o protetor solar. Mas os cuidados com a pele vão além disso.
– As roupas UV correspondem a um fator de proteção solar maior que 50
e podem substituir o uso de filtro nas regiões que estiverem cobertas pelo tecido. Porém, nunca esqueça de aplicar filtro nas outras partes do corpo. Aconselho levar duas roupas de banho, sendo duas camisas UV e dois maios/biquínis ou sungas. O ideal é que o responsável troque e deixe-a secando enquanto utiliza a outra. Assim, diminui-se o risco de desenvolver foliculite – orienta.