Dono da Papinha FazBem conta como deixou o emprego para investir em alimentação de qualidade
Talento na cozinha, espírito empreendedor e a preocupação em oferecer alimentos de qualidade para as crianças. Essa é a receita de sucesso do empresário Marcus Vinicius Doti, dono da Papinha FazBem, uma linha de refeições saudáveis para bebês de seis meses a um ano e meio. A ideia do negócio surgiu há quatro anos, quando Marcus constatou que não havia no mercado opções não industrializadas para a filha Júlia, hoje com 5 anos. Ele deixou o emprego na área de marketing e investiu alto no projeto da papinha, que começou a ser vendida em agosto do ano passado.
– Os investimentos foram altos, pois fomos exigentes. Nosso público são as mamães e os cuidados que os bebês exigem. Por exemplo, o forno digital inteligente que usamos para cozinhar os ingredientes a exatos 98 graus, somente grandes restaurantes podem investir R$ 25 mil em um só equipamento. Temos um estoque estratégico com mil papinhas, e a produção é diária, conforme as vendas vão acontecendo. Apesar da produção ser artesanal, temos um processo industrial para produzi-las – explica Marcus.
A Papinha FazBem não tem conservantes, adição de sal ou qualquer tipo açúcar, e é feita apenas com ingredientes frescos e alguns orgânicos. O preparo é no vapor e, além do forno inteligente, utiliza um filtro industrial que garante água 100% filtrada em todas as etapas de produção. Além de oferecer produtos nutritivos e de qualidade, a empresa produz adubo e usa embalagens reutilizáveis.
São cinco linhas regulares (Orgânica, Frutas, Papazinho, Oito Meses, e Doze Meses) e trinta papinhas diferentes. Entre as opções, carne com barôa, agrião, abobrinha e gema de ovo; purê de maçã com caqui; feijão forte (com fígado), agrião e papa de arroz; e suflê gratinado de cenoura, chuchu, inhame, abóbora e arroz. A Papinha FazBem faz entrega nas áreas da Tijuca, Grajaú, Zona Sul, Barra, Recreio e Jacarepaguá. Os pedidos são feitos por telefone.
– Até o momento, comercializamos diretamente ao consumidor. Isso traz um ganho enorme, pois conhecemos todas as nossas clientes. Há uma troca rica de informações no momento da entrega ou do adtendimento. Elas dão dicas, indicam a amigas e algumas apresentam a papinha ao pediatra. Quer melhor propaganda que uma mãe satisfeita e feliz com seu bebê? E ainda saber que a FazBem faz parte disso? Estamos estruturando a revenda através de alguns pontos de vendas. O interessante é que a maioria dos interessados ligam, pois nosso produto foi recomendado por alguma mãe, isto é, nossas clientes – avalia Marcus.
O diferencial da FazBem, pelo visto, já foi notado e vem ganhando espaço num mercado ainda carente de opções como essa, segundo Marcus:
– O mercado é muito grande e carente, basta ver que nestes quatro anos de projeto somos, até o momento, a única fabrica carioca no estado do Rio de Janeiro. Uma das razões é que neste segmento não dá para ser informal. Temos que possuir uma série de documentos e licenças, e isso se traduz em segurança para quem compra. Nosso cuidado e compromisso é tamanho que nossa cozinha de produção é um aquário, isto é, você vê a área de produção.
O empresário diz ser cedo ainda para avaliar a FazBem como negócio, mas a experiência tem sido positiva neste primeiro ano de vendas.
– Toda escolha ou mudança é uma aposta que fazemos. Ela pode ser acertada ou não, somente com o tempo é que saberemos a resposta. A FazBem é um bebê ainda, que cresce naturalmente como os nossos filhos. Posso resumir o meu momento profissional e da FazBem em uma única frase: “É o fazer que responde as perguntas”. E estamos fazendo dia a dia -avalia.