Na Cozinha

Resgatando Cosme e Damião

A chef ensina a preparar cocada, doce que é a cara do Brasil. Vem aprender!

Há mais ou menos três anos, meu filho de sete anos, na época com quatro, me perguntou o que era Cosme e Damião. Eu expliquei quem eram os santos, e que no seu dia as crianças iam de porta em porta para pegar doces. Ele me respondeu, não mamãe você tá confundindo, isso é Halloween.

É lamentável. As novas gerações não conhecem as tradições do Brasil, mas saberem que na festa americana, as crianças pedem doces em troca de não fazerem travessuras. Boa parte dessa popularidade é por conta dos cursos de inglês e dos filmes americanos tão presentes no nosso dia a dia. Porém há muito de nossa responsabilidade em deixar as tradições morrerem. Mas a verdade é que o bom e velho ‘Cosme e Damião’ continua vivo, sobretudo nos subúrbios e periferias do Brasil afora, que não deixam cair no esquecimento a celebração dos santos gêmeos, protetores das crianças e dos médicos. A tradição muda nas diferentes regiões do Brasil, mas os doces estão sempre presentes, sejam em saquinhos, entregues de porta em porta, ou nas mesas repletas de guloseimas.

Memórias a parte, o fato é que o dia de Cosme e Damião pode ser uma grande oportunidade de reunir a criançada para uma grande festa, cheia de doces. E aproveitar para apresentar aos pequenos a doceria brasileira, tão rica e tão saborosa.

Por isso, trazemos hoje na coluna… uma receita simples de cocada, doce que não pode faltar nos festejos de Cosme e Damião e que também é a cara do Brasil. Junte a galera e mãos à obra.

Cocada
Ingredientes
400 ml de água
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado
2 xícaras de coco ralado fresco
½ lata de leite condensado

Modo de fazer
Misture a água e o açúcar em uma panela e deixe em fogo brando, sem mexer, até formar uma calda. Quando a calda ferver, adicione o coco ralado. Mexa sempre, até que a cocada comece a soltar do fundo da panela. Nesse momento, acrescente o leite condensado e deixe apurar o ponto por mais um tempo, até que solte novamente do fundo da panela. Se desejar uma cocada mais morena, deixe escurecer o açúcar um pouco mais.

Para decorar, use fatias fininhas de coco cru e passe algumas raspas de coco em uma frigideira até que fiquem douradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *