Lazer

‘Brasil de Tuhu’ chega à sua 6ª edição

Programa oferece concertos para crianças e conteúdo exclusivo para educadores

Com o objetivo de ampliar o acesso à música no Brasil, a Baluarte Cultura e o Quarteto Radamés Gnattali se uniram para a criação do programa “Brasil de Tuhu – educação musical”, que chega à sua 6ª edição. Trata-se de  programa fundamentalmente destinado ao desenvolvimento musical, sensibilizando, por meio da promoção da música clássica para crianças, e formando educadores com atividades e conteúdos voltados para este público. Desde 2009 na estrada, o projeto já passou por 31 municípios brasileiros e alcançou um público de mais de 10 mil crianças. No início, contemplava apenas a realização de concertos para crianças de escolas públicas, mas, a partir de 2011, expandiu suas frentes e passa a produzir videoaulas de instrumentos. Já em 2012 começou a oferecer suporte na formação de educadores musicais.

– Começamos focando nos alunos e agora estamos direcionando o nosso olhar para o ensino musical como um todo, tanto no sentido de aprender, quanto no de ensinar – explica a idealizadora do projeto e diretora da Baluarte Cultura, Paula Brandão.

Este ano, os concertos interativos com o Quarteto Radamés Gnattali acontecerão exclusivamente no Rio, espalhados por lonas e arenas culturais da cidade. Serão 14, ao todo. A inspiração das ações do programa surgiu a partir do “Guia Prático”, de Heitor Villa-Lobos, uma coletânea de cantigas de roda rearranjadas pelo maestro e compositor brasileiro nos anos 30, resultado de sua incursão pelo país em busca dos elementos formadores de nossa cultura. “Tuhu” era seu apelido de infância e por isso foi escolhido para compor o nome que batiza o projeto. Além de assistir aos concertos, o público também tem a oportunidade de participar das apresentações, conhecendo os instrumentos e interagindo com brincadeiras musicais.

Confira a programação de concertos:

13/08, às 10h e às 14h – Arena Carioca Jovelina Pérola Negra – Pavuna
15/08, às 15h – Arena Carioca Dicró – Penha
20/08, às 9h – Lona Cultural Municipal Gilberto Gil – Realengo
20/08, às 14h – Arena Carioca Chacrinha – Guaratiba
21/08, às 10h – Lona Cultural Municipal Terra – Guadalupe
21/08, às 15h – Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim – Pechincha
22/08, às 10h – Lona Cultural Municipal Renato Russo – Ilha do Governador
22/08, às 14h – Lona Cultural Municipal Herbert Vianna – Maré
27/08, às 10h e às 14h – Lona Cultural Municipal Elza Osborne – Campo Grande
28/08, às 10h e às 14h – Lona Cultural Municipal João Bosco – Vista Alegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *