Na Estante

Literatura infantojuvenil em destaque

Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens terá debates, exposições e lançamentos  

Com a proposta de promover a leitura desde a infância, o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens chega a 16ª edição. De 28 deste mês a 8 de junho, o evento literário, que acontece no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio de Janeiro, reúne 67 editoras e traz performances de ilustradores, encontros com autores, exposições e lançamentos, entre outras atrações.

Secretária-geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, organizadora do evento, Elizabeth Serra destaca o interesse com que pais e educadores recebem o salão:

– A receptividade do público é sempre entusiasmada e em busca do encontro com os livros e seus autores. O aumento crescente de público demonstra que os educadores, pais e professores, que buscam oferecer a seus alunos e filhos uma educação de qualidade, sabem que a base está na leitura e na escrita, ou seja na cultura escrita. Isso demonstra que o livros e a leitura continuam atraindo a atenção das crianças e dos jovens.

Além das atividades voltadas para crianças e jovens, haverá debates para o público adulto, intitulados “Encontros paralelos”. Um deles vai reunir as autoras Ana Maria Machado e Ruth Rocha; outro vai juntar Nélida Piñon, Marina Colasanti, Antônio Torres e Godofredo de Oliveira Neto. Ziraldo, Thalita Rebouças e Laurentino Gomes também estão entre os escritores esperados no evento.

A programação inclui o 16º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós, de 2 a 4 de junho, que terá a fantasia como tema. Serão, ao todo, 140 lançamentos, entre os quais, “Festa do pijama”, de Ziraldo, “O tesouro das cantigas para crianças – vol. 1 e 2”, de Ana Maria Machado, e “Sai da lama, jacaré”, de Graça Lima, para citar alguns exemplos. Esta edição traz ainda autores e obras da Argentina, país homenageado.

– Este é o terceiro ano que convidamos um país latino-americano. O objetivo de convidar um país para o Salão FNLIJ é o de divulgar a sua literatura infantil e juvenil. Acreditamos que a literatura para crianças e jovens, como expressão artística da cultura escrita, é a melhor maneira de aproximar as pessoas, compreender as diferenças e aprender a respeitá-las. Conhecer culturas diferentes por suas histórias aproxima os povos por meio do seu imaginário, dos sonhos, ideias e valores, além de promover a curiosidade e alimentar a fantasia e a imaginação. Os países da América Latina conhecem nossos autores, mas o Brasil não conhece os autores latino-americanos. Esperamos que o Salão FNLIJ possibilite aumentar o encontro entre a cultura argentina e a brasileira entre crianças, jovens e professores – afirma Elizabeth.

Serviço:
Centro de Convenções SulAmérica
Avenida Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3293-6700
De 28 de maio a 8 de junho de 2014
De segunda a sexta, das 8h30m às 18h. Sábado e domingo, das 10h às 20h.
Ingresso: R$ 5 – gratuidade para maiores de 60 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal do RJ e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *