O AquaRio promove, de 13 a 20 de julho, a Shark Week, uma semana inteira dedicada a explicar o comportamento dos tubarões e desmitificá-los como animais assassinos, ajudando a preservá-los.
A preocupação com a conservação destes animais não é por acaso: todos os anos, cerca de 100 milhões de tubarões são mortos em todo o mundo. Segundo a União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), 17 espécies de tubarões estão extintas e 58 foram avaliadas como “criticamente ameaças” em 2018.
A programação da Shark Week inclui atividades lúdicas para sensibilizar as crianças. Vai mostrar a rotina de um pesquisador ao identificar, medir e pesar os tubarões na atividade “Conhecendo os tubarões”, haverá o mergulho da sereia no Grande Tanque Oceânico, ao lado dos icônicos tubarões Margarida, Donald e Gastão — da espécie Mangona (Carcharias taurus) — e de Ritinha e Zeca, os carismáticos tubarões-leopardo (Stegostoma fasciatum). Sempre em dois horários: das 12h às 12h30 e das 15h10 às 15h40. A partir das 14h, tem diversão com o teatro de fantoches “Meu amigo tubarão”.
A semana terá ainda exibição de documentário “Sharkwater”, de 13 a 19 de julho, a partir das 16h, que denuncia o massacre dos tubarões e fala sobre a importância destes animais para o ecossistema marinho, e debates com especialistas.
O AquaRio fica na Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio). Ingressos a partir de R$ 60 e gratuito para menores de 3 anos.
Foto em destaque: Alexandre Macieira/Divulgação AquaRio