AquaRio, BioParque do Rio e Paineiras Corcovado promovem semana inclusiva para pessoas com deficiência.
A acessibilidade é o destaque da programação nos parques AquaRio, BioParque do Rio e Paineiras Corcovado, de 6 a 12 de dezembro. A semana inteira será dedicada a pessoas com deficiência, que terão visitas adaptadas nos três parques. E de 6 a 10 de dezembro, pessoas com deficiência também poderão entrar gratuitamente no AquaRio e no BioParque.
O projeto é uma iniciativa do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), com apoio do Grupo Cataratas — empresa de ecoturismo que faz a gestão dos parques cariocas — para tornar o turismo ainda mais acessível. Segundo dados do IBGE, no Brasil existem 17 milhões de pessoas com alguma deficiência.
“É fundamental que todas as pessoas possam ter a oportunidade de conhecer e se encantar com as maravilhas da natureza. Por isso, é tão importante promovermos a inclusão de pessoas com deficiência”, diz Talita Uzeda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas.
Programação inclusiva
De 6 a 10 de dezembro, pessoas com deficiência entrarão gratuitamente no AquaRio e no BioParque do Rio, apresentando documentação comprobatória. Nestes dias, o ingresso para um acompanhante também será vendido com a tarifa reduzida nos dois parques. Além de ambientes adaptados, os visitantes encontrarão educadores para ajudar com audiodescrição dos recintos, tanques e animais.
A programação especial terá ainda exibições das companhias de dança Dancing Down e Ver e não ver. Criadores de conteúdo também farão lives para conscientização sobre a necessidade de uma sociedade cada vez mais inclusiva.
Confira a programação especial da Semana da Pessoa com Deficiência em parques e atrações turísticas
Dia 6 de dezembro
08h30 — Visita do coletivo Ver e Não Ver ao BioParque do Rio
10h30 — Apresentação do coletivo Ver e Não Ver no anfiteatro do BioParque do Rio
18h — Live com Marcos Lima, do perfil “Histórias de Cego”
Dia 7 de dezembro
9h — Visita do Instituto Incluir ao BioParque do Rio
9h30 — Visita do Colégio Inclusivo Guerra ao Centro de Visitantes Paineiras e ao Cristo Redentor
15h — Visita do Instituto Eu me importo ao Centro de Visitantes Paineiras e ao Cristo Redentor
19h — Minicurso de libras com Alice Oliveira, intérprete de libras e criadora do perfil “Alice no mundo do silêncio”, para embaixadores do Grupo Cataratas. Sócios do AquaRio e BioParque do Rio também serão convidados a participar
Dia 8 de dezembro
9h30 — Visita do coletivo Dancing Down ao Centro de Visitantes Paineiras e ao Cristo Redentor
15h —Visita do Instituto Incluir ao AquaRio Dia 9 de dezembro
8h30 — Visita do Instituto Incluir ao Centro de Visitantes Paineiras e ao Cristo Redentor
14h30 — Visita do Instituto Incluir ao Centro de Visitantes Paineiras e ao Cristo Redentor
19h — Live com Patrick Souza, diretor de esportes do Instituto Incluir, e Simone Guerra, do perfil “Saudações inclusivas”
Dia 10 de dezembro
9h — Visita do Sorrindo RJ ao BioParque do Rio
Dia 11 de dezembro
10h30 — Apresentação do coletivo Dancing Down no anfiteatro do BioParque do Rio
15h — Apresentação Musical
Dia 12 de dezembro
10h30 — Apresentação do coletivo Dancing Down no anfiteatro do lobby do AquaRio
Serviço
Semana da Pessoa com Deficiência em parques e atrações turísticas
De 6 a 12 de dezembro
AquaRio Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos armazéns 7 e 8 do Porto do Rio) Horário de funcionamento: De segunda à sexta, das 9h às 17h (com entrada no circuito até às 16h). Aos fins de semana e feriados, das 9h às 18h (com entrada no circuito até às 17h) Ingressos: www.aquariomarinhodorio.com.br
BioParque do Rio Parque da Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão Horário de funcionamento: Das 9h às 17h, com última entrada ao circuito de visitação às 16h. Ingressos: www.bioparquedorio.com.br
Paineiras Corcovado/ Centro de Visitantes Paineiras Estrada das Paineiras, s/n Horário de funcionamento: Das 8h às 17h, com encerramento de bilheteria às 16h. Ingressos: www.paineirascorcovado.com.br
Foto em destaque: Ilha dos Primatas, no BioParque do Rio – Juan Carvalho/Divulgação