“As aventuras de uma criança DOWNadinha” mostra importância da inclusão
A pedagoga Alessandra Almeida Maltarollo vem aprendendo muitas coisas sobre Síndrome de Down desde que sua filha, Clarice, nasceu. São 10 anos dedicados à inclusão social da menina, que também a ensinou a ver o mundo de outra maneira. Esse olhar e muito do aprendizado vivido na última década está no livro “As aventuras de uma criança DOWNadinha”, que marca a estreia de Alessandra na literatura.
– Só soube que a Clarice tinha Síndrome de Down quando ela nasceu. Foi uma surpresa grande. Passei a acompanhar todo o processo inicial de terapias, participei de tudo. E sempre fiz tudo para inseri-la. Fui orientada a socializá-la e fazê-la participar de tudo. É muito bonito ver o crescimento da Clarice por conta do convívio com crianças que não têm Síndrome de Down. E sempre me emociono quando lembro dos pais de amiguinhos da creche me agradecendo pelo convívio dos filhos deles com a minha filha. Comecei a pensar em crianças que não têm deficiências vendo como são as crianças com necessidades especiais, e abordar a inclusão de forma natural, leve. Não fiz o livro para crianças que têm Síndrome de Down, mas, principalmente, para as que não têm – conta Alessandra.
“As aventuras de uma criança DOWNadinha” (Zit Editora) tem como protagonista a menina Clarice, que adora brincar com os animais, dançar, nadar e festejar, e apronta como todas as crianças. Já lançado no Rio de Janeiro, o livro, com ilustrações de Yolle Torres, terá lançamento oficial em São Paulo neste sábado, 12 de novembro, na loja conceito da Ri Happy, no Shopping Cidade São Paulo. Avenida Paulista, 1.230 – Bela Vista. Das 11h às 14h.