Coleção Jatobá traz sete livros infantis sobre questões ambientais
A jornalista e mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais Rosana Jatobá sempre se interessou por questões ecológicas e direcionou sua carreira para a área ambiental. Agora, ela lança a Coleção Jatobá, composta por sete livros infantis que abordam temas relacionados ao cuidado com a natureza. A inspiração veio da consciência sustentável que norteia a educação dos próprios filhos da jornalista, os gêmeos Lara e Benjamim, de 5 anos.
– A ideia surgiu quando observava o dia a dia com meus dois filhos pequenos, percebi que não havia tantos livros para a idade deles que pudessem reforçar todo o conteúdo e valores que passava para eles. Por isso criei histórias que têm como personagens dois irmãos gêmeos que descobrem a importância da natureza e formas de viver em harmonia com ela. Quero contribuir com a formação das novas gerações e, assim, deixar filhos melhores para o nosso planeta, ao invés de só buscar um planeta melhor para nossos filhos – explica Rosana, que já faz a sua parte em casa. – A sustentabilidade está no dia a dia dos meus filhos. Quando me pedem algo sempre pergunto se eles realmente precisam daquilo, sempre os faço refletir sobre estas e outras questões, como a importância de não desperdiçar os recursos naturais e a responsabilidade que cada um de nós tem com o outro.
Apesar de o interesse pelo meio ambiente sempre ter feito parte da vida da jornalista, a chegada dos filhos aumentou o comprometimento de Rosana.
– A maternidade traz a consciência da eternidade. Portanto, mexe com nossos propósitos e nos desafia a buscar um significado maior para a profissão. Pensei: que legado vou deixar pra eles? Que exemplo posso perpetuar? Cada vez mais quero que meus filhos cresçam em um ambiente mais sustentável e que tenham valores como o de consumo consciente e de responsabilidade social, além de que reconheçam a importância de preservar a natureza – avalia.
Os livros foram produzidos em conjunto com a pesquisadora Arminda Jardim, e estão divididos por temas. “Água por todo lado” aborda o tema água no Brasil e no mundo; “Será que eu compro?” é sobre consumo consciente; “Comer bem e se mexer” fala de alimentação saudável; “Nada de lixo” trata da questão do lixo; “De lá pra cá” discute mobilidade; “Viva natureza viva” destaca a sustentabilidade; e “Fazer para mudar” incentiva o exercício para um mundo melhor. Publicada pela editora Grupo Plano B, a Coleção Jatobá traz o conceito de ecoalfabetização.
– O conceito de ecoalfabetização defende que a sustentabilidade deve ser aprendida dentro das salas de aulas e que as crianças devem desenvolver ideias de consciência sócio ambiental como mobilidade e uso consciente da água, por exemplo. Só assim, desde cedo, o processo de respeito à natureza e ao próximo se torna algo natural, orgânico, automático. É parte de um processo educativo de transformação das sociedades e do planeta – acredita a jornalista.
Para ela, a questão ambiental nas escolas ainda precisa ser melhor trabalhada:
– Os alunos tem aulas de ciência, matemática e português, mas tudo de forma isolada,
estanque em seus conteúdos. A sustentabilidade deve ser encarada de forma transversal, perpassando cada uma dessas disciplinas, como um novo paradigma, uma nova maneira de estar no mundo. O assunto deve fazer parte da grade curricular das crianças e jovens imediatamente. Toda mudança começa com a educação.
Rosana lança a Coleção Jatobá na segunda, dia 23/3, às 19h, no Shopping Iguatemi, em São Paulo.