Cuidados básicos para a saúde dos olhos
É quase impossível manter as crianças longe das telas de computador, tablet e, principalmente, celular. Você pode até achar que não tem nada demais, e que faz parte da época em que vivemos. Mas nenhum exagero é bom, e as telas podem, sim, prejudicar a saúde dos olhos ainda na infância.
– Alguns fatores levam ao prejuízo visual de maneiras diferentes em cada faixa etária. A emissão de luz por períodos prolongados, estimulando a miose (contração da pupila), pode causar manifestação de miopia, distúrbios de acomodação, excesso de convergência, olho seco e cansaço visual – explica a oftalmologista Helena Arcanjo.
Em tempos de aulas online, fica ainda mais difícil reduzir o período de exposição às telas. Mas alguns cuidados podem evitar ou minimizar os efeitos prejudiciais. Fazer intervalos entre as tarefas para dar um “descanso” aos olhos e reduzir o brilho da tela são algumas orientações da oftalmologista.
Óculos com filtro para luz azul e lubrificantes oculares ajudam no conforto dos olhos. Mas Helena Arcanjo ressalta a necessidade de prescrição médica tanto para a escolha de lentes adequadas quanto para o uso de medicamentos.
Não é bom para a saúde dos olhos ficar exposto à tela de celular num ambiente escuro
Outro cuidado básico é com a luminosidade do ambiente. De acordo com a especialista, as telas devem ser usadas, preferencialmente, com luz natural ou com a luz do ambiente acesa. É importante evitar ficar no escuro somente com a tela ligada.
A distância entre a tela e os olhos também deve ser observada. Celulares e tablets devem ficar cerca de 30cm a 40cm afastados do vista. São cuidados simples que podem fazer muita diferença na saúde dos olhos.
Se você quiser saber mais sobre saúde dos olhos, leia também Cuidado com os olhos, Estrabismo de acomodação e Síndrome do olho seco.
Acompanhando todas as mudanças impostas com as aulas online, o Quem Coruja também já abordou os cuidados com a audição por conta do uso exagerado de fone de ouvido.