Nem sempre o fim do ano letivo coincide com as férias dos pais, mas as crianças podem curtir mesmo assim
O fim do ano chegou trazendo com ele as tão desejadas férias escolares. A aproximação das férias causa euforia entre as crianças, mas para a maioria das famílias esse período pode trazer muitas preocupações. Quando os pais conseguem conciliar suas férias com as dos filhos, tudo transcorre com tranquilidade. O problema é que isso nem sempre é possível, e aí surge a dúvida: o que fazer com as crianças durante esse período?!
Pensando nisso, alguns espaços como clubes e até mesmo escolas costumam oferecer colônia de férias, com uma variedade de atividades que envolvem, entre outras coisas, música, dança, artes, literatura e muita recreação. Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher a colônia de férias. Conhecer bem o espaço e a proposta sobre as atividades oferecidas são alguns deles. Tire dúvidas sobre a quantidade de crianças participantes e alimentação (se é o espaço que oferece ou a criança que deve levar) e procure saber sobre a formação e a experiência dos profissionais envolvidos, principalmente em locais com piscina.
Frequentar uma colônia de férias pode proporcionar para as crianças a oportunidade de conhecer pessoas novas e vivenciar diferentes experiências. Organizar o dia da criança é fundamental, mas é preciso respeitar seus desejos. Se seu filho não quiser levantar cedo ou quiser faltar à colônia de férias por um dia, por exemplo, não há problema nenhum, afinal ele está de férias. É preciso evitar o ócio total, mas é importante manter o equilíbrio não sobrecarregando o dia com inúmeras atividades e horários muito rígidos.
As colônias de férias são uma ótima alternativa de lazer, mas não a única. É importante reservar um dia ou até mesmo um final de semana prolongado para ficar com seu filho durante as férias para que possam fazer alguma coisa diferente juntos. Ir ao museu, cinema, praia ou pracinha. Pintar um quadro, ler um livro ou fazer biscoitos. O importante é tornar esse momento especial.
As férias são extremamente necessárias para que possamos desacelerar, para que possamos esvaziar nossa rotina tão corrida e atribulada. É um período de descanso para o corpo e também para a mente. É importante ter um tempo para fazer as coisas que gostamos sem pressa e sem cobranças de horários. Visitar familiares e amigos, conhecer novos lugares, ler, viajar, brincar e claro, descansar. Dessa forma, renovamos nossas energias para encarar com disposição os novos desafios que nos aguardam.