Gravidez Saúde

Tendinite gestacional

Dor no punho e nas mãos podem aparecer na gestação e no período de amamentação

Quando minha filha estava com cerca de cinco meses de idade, comecei a sentir fortes dores no punho direito. Dores tão fortes, que eu mal conseguia usar a mão para escovar os dentes ou pentear os cabelos. Precisava de ajuda de outras pessoas para tirar minha filha do berço. Não precisei falar muita coisa ao ortopedista. Ele foi categórico ao ver um bebê me acompanhando na consulta. Era tenossinovite De Quervain, que pode aparecer durante a gestação ou no período pós-parto.

– A tendinite gestacional é a inflamação nos tendões no período gestacional ou no período de amamentação. Ocorre mais na região de punho e mãos, sendo a tenossinovite de Quervain a mais comum delas. Também podem aparecer Síndrome do Túnel do Carpo e sintomas de dor não específicos. Um estudo realizado por Balik e colaboradores, publicado em 2014, no Archives of Gynecology and Obstetrics, observou a presença de sintomas de dor em mão e punho em aproximadamente 67% das mulheres em período gestacional que participaram do estudo, 20% delas apresentaram tendinite – diz o fisioterapeuta Helder Montenegro, diretor do Instituto do Tratamento da Coluna Vertebral.

Apesar da dor incapacitante que senti durante cerca de quatro meses, não senti nada parecido depois de dar à luz meu filho, dois anos e meio depois. Segundo o fisioterapeuta, o fato de a mulher apresentar tendinite gestacional em uma gravidez não quer dizer que apresentará em outras.

– Esse quadro pode acontecer, as dores podem aparecer durante a gestação ou durante o período de lactação. Isto ocorre devido às alterações hormonais, o tendão pode ficar mais espesso e aumentar seu atrito com a bainha, provocando um quadro inflamatório e grandes dores, que são agravadas pelos movimentos repetidos no cuidado com bebê, como tirar e colocar no berço, segurar no colo, o próprio ato da amamentação, etc. A mulher pode sentir os sintomas em uma gestação, mas não obrigatoriamente na outra – explica Helder Montenegro.

Como estava amamentando, o ortopedista recomendou que eu usasse uma munhequeira ortopédica e nenhum tipo de remédio. Montenegro ressalta que, devido às condições da gravidez, a utilização de medicamentos é mesmo limitada, e que a fisioterapia é o tratamento mais indicado.

– O tratamento é conservador, ou seja, não cirúrgico. Geralmente é necessária a imobilização com talas. Em alguns casos faz-se necessária a aplicação de injeções de cortisona – explica.

A tendinite gestacional pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum em mãos e punhos.

(11) Comentários

  1. elisangela diz:

    Como ter um parto normal com essa dor absurda

    1. Marta Paes diz:

      Elisangela, sei bem o que é esta dor. Quando minha filha tinha poucos meses, mal conseguia pegá-la no colo… Usei tala de imobilização. Com o tempo, a dor foi desaparecendo. Bjs
      Marta – Equipe Quem Coruja

  2. Débora diz:

    Durante a gestação tive a do punel do carpo, passei madrugadas acordada com muita dor, após o nascimento comecei com a de queravin, ja fiz fisioterapia e aplicação de gelo, talas, mas até o momento nenhuma melhora, meu bebe está com 4 meses e 10 dias, a dor piora a noite e ele acorda a cada 2hs é horrível.

  3. Gilda diz:

    Mas o q fazer se aparece no final da gestação?(terceiro trimestre)Pode tomar medicamentos?

    1. Marta Paes diz:

      Olá, Gilda
      Toda medicamento, principalmente durante a gestação, deve ser receitado e/ou aprovado pelo obstetra. O melhor é confirmar o diagnóstico e seguir a recomendação do médico que a acompanha.
      Tudo de bom!
      Quem Coruja

  4. Shirley diz:

    Eu sei bem o q é isso estou com 38 semanas e tem +- 4 semanas q estou com essa dor insuportável em ambos os punhos! Até choro de dor. Usando só o paracetamol e gelo, mas não passa!

  5. DALLYANY MARCIA SILVA CAMPOS DE LIMA diz:

    Ola bom dia, estou com tendinite de quervain bilateral. O ortopedista passou fisioterapia,mas na fisioterapia os fisios nao queriam fazer devido a gestação. Existe alguma contra indicação?

  6. DALLYANY MARCIA SILVA CAMPOS DE LIMA diz:

    Ola bom dia, estou com tendinite de quervain bilateral. O ortopedista passou fisioterapia,mas na fisioterapia os fisios nao queriam fazer devido a gestação. Existe alguma contra indicação para a fisio estando gestante de 35 semanas ?

    1. Marta Paes diz:

      Olá, Dallyany
      Algumas fisioterapias são contraindicadas durante a gestação, mas a melhor orientação que você terá será do profissional obstetra que está acompanhando o pré-natal. Espero que tudo se resolva da melhor maneira. É uma dor forte e incapacitante, e fico na torcida para sua recuperação.
      Bjs
      Marta

  7. Huliana diz:

    Eu tive os primeiros sintomas, 3 dias após o parto. Fiz infiltrações, fisioterapia, e medicação fraca porque amamentava. Só sumiram as dores quando desmamei com um ano e quatro meses. Usei todo tipo de tala e nada melhorava. Só o desmame me curou. Mas fui forte. A maternidade nos faz tirar força de onde nem sabíamos que existia.

    1. Marta Paes diz:

      Verdade, Huliana
      Só usei tala, e era uma dor muito forte.
      Bjs
      Marta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *