Amamentação sem dúvidas

Amamentação sem dúvidas

Serviço do IFF/Fiocruz esclarece dúvidas sobre aleitamento materno

Há tantos mitos sobre aleitamento materno que nunca é demais orientar as gestantes sobre o assunto. E esse é um dos trabalhos desenvolvidos no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), que oferece serviço gratuito sobre amamentação. São palestras dirigidas às mamães que fazem pré-natal no instituto, mas também, com vagas limitadas, para outras gestantes. A cada encontro, são esclarecidas todas as dúvidas das participantes e explicada a importância de as mamães amamentarem seus filhos.

– O aleitamento materno tem inúmeros benefícios para criança, mãe, família e sociedade. Evita diarreias e infecção respiratória, diminui risco de alergias, risco de colesterol alto e diabetes, reduz a chance de obesidade, tem efeito positivo na inteligência, melhor desenvolvimento da cavidade bucal, proteção contra câncer de mama e de ovário, menores custos financeiros, promoção do vínculo afetivo entre mãe e bebê, melhor qualidade de vida, dentre outros benefícios – explica Maíra Domingues Bernardes Silva, enfermeira pediátrica do Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz.

Mesmo reconhecendo a importância de amamentar, muitas mulheres têm dificuldades na hora de dar o mamar, além de, muitas vezes, sentirem desconforto e dor. O formato do mamilo, por exemplo, é uma dúvida comum. Mas Maíra lembra que isso é um dos mitos populares:

– O formato do mamilo nunca atrapalha a amamentação. Se o mamilo é protuso, plano ou invertido, o bebê consegue mamar. Ele precisa abocanhar a aréola, e não o mamilo. A dificuldade da pega ocorre por outros motivos, onde 99,9%, com apoio e suporte de um serviço especializado, tem boa resolutividade.

As palestras acontecem às quartas e quintas (exceto feriados), das 8h às 10h, e têm capacidade máxima para 18 pessoas. Mas muitas gestantes podem tirar suas dúvidas no endereço https://rblh.fiocruz.br/pt-br/mitos-e-verdades, no qual a equipe de Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz relacionou vários mitos e verdades sobre amamentação.

Serviço:
IFF/Fiocruz – Avenida Rui Barbosa, 716, Flamengo
Palestras sobre aleitamento materno: quartas e quintas (exceto feriado), das 8h às 10h. Vagas limitadas. Agendamento pelo telefone: 2554-1703 (das 8h às 14h). Gratuito

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *