Saúde

Doença renal: prevenção na infância

Campanha ressalta a importância de hábitos saudáveis na infância para evitar doenças renais

Prevenir é sempre melhor que remediar. E é por isso que neste Dia Mundial do Rim, 10 de março, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena uma campanha nacional pela prevenção das doenças renais. O tema deste ano é “Prevenção da doença renal começa na infância”. A data vem apenas reforçar o cuidado que temos que ter, todos os dias, com as crianças. Quanto mais hábitos saudáveis estimularmos, melhor para elas.

A ingestão de água é um exemplo. A hidratação é fundamental para a saúde. Mas a nefrologista Adriana Garcez destaca ainda outros fatores que fazem diferença nos cuidados com os rins.

– Beber água ajuda muito, mas não previne (doença renal). Na verdade, são práticas de vida saudável: alimentação, água e atividade física. Basicamente, este tripé – recomenda a médica.

Segundo ela, é preciso ainda observar o histórico familiar. Se houver casos na família de qualquer tipo de doença renal, a criança deve ser investigada também. E isso pode ser feito por meio de exame de urina e dosagem de creatinina no sangue. Em caso de infecção urinária, se for de repetição (mais de três episódios por ano), também é recomendável procurar um especialista.

Na gestação, os cuidados indicados são os do próprio pré-natal.

– O problema da gestante é que ela desenvolve hiperfiltração, os rins aumentam de tamanho, mas tudo é fisiológico. Depois volta ao normal. O pré-natal é tanto para proteger o bebê quanto a mãe. Algumas desenvolvem hipertensão ou diabetes gestacional e, aí sim, podem ter problema renal, além de infecção urinária. Mas uma gravidez bem acompanhada, não tem problemas – explica a nefrologista.

Leia também: “Como incentivar as crianças a beber água”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *