Menstruação pós-parto

Menstruação pós-parto

Diversos fatores influenciam a volta da menstruação

Depois do nascimento do bebê, quanto tempo leva para a menstruação voltar ao normal? Segundo a ginecologista e obstetra Cristina Carneiro, a menstruação no pós-parto depende de vários fatores. Depende, por exemplo, se a mulher está amamentando ou não. Se não estiver amamentando, a menstruação deve voltar em cerca de 40 dias.

– Caso esteja, poderá ficar sem menstruar por meses e, às vezes, até um ano (caso amamente bastante). No entanto, algumas mulheres, mesmo amamentando, voltam a menstruar logo – explica.

A primeira menstruação depois do parto geralmente vem em grande quantidade, principalmente se a mulher ficou muito tempo sem menstruar e se estiver sem tomar anticoncepcional. Se estiver amamentando pode vir irregularmente por causa do hormônio prolactina, responsável pela produção de leite, que está aumentado.

– Como a prolactina está aumentada na amamentação, a mulher lactante pode ficar sem menstruar ou menstruar irregularmente, pois ele atrapalha a ovulação, que é o que causa essa alteração. Por isso que dizem que quem está amamentando não engravida, o que não é verdade, pois a prolactina provoca ciclos anovulatórios (sem ovulação), mas pode ocorrer ovulação irregularmente e, assim, uma gestação não programada – alerta a médica, lembrando que existem pílulas sem estrógeno, só de progesterona, que são próprias para mulheres que estão amamentando. – As pílulas combinadas de estrógeno e progesterona estão contraindicadas durante a amamentação.

A obstetra explica ainda que é normal haver sangramento logo após o parto. Com o passar dos dias ele vai diminuindo consideravelmente.

– Logo após o parto, com a saída da placenta, a área onde ela ficava grudada no útero fica sangrando. Com a saída do bebê e da placenta, o útero se contrai o que já diminui muito o sangramento, mas até recobrir esta área toda novamente com endométrio fica sangrando cada vez menos. Caso aumente este sangramento como hemorragia ou o cheiro deste sangue comece a ficar diferente a parturiente deve ligar para seu médico.

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *