Quanto mais ansiosa pior

Quanto mais ansiosa pior

A ansiedade atrapalha quem pretende engravidar, pois causa desequilíbrio hormonal

Se você está tentando engravidar e não consegue (ou já passou por isso), sabe o quanto é angustiante a espera. E já deve ter ouvido falar, também, que é preciso relaxar, pois quanto mais ansiosa, pior. Parece que ninguém entende, mas, acredite, essa frustração a cada mês que o neném não vem é mais comum do que você imagina, mesmo que todas as mulheres que você conheça já sejam mães. Há casos em que é necessário fazer tratamento, mas em outros a demora está relacionada a fatores emocionais, como a tão conhecida ansiedade.

– A ansiedade pode causar um desequilíbrio hormonal, desencadear ciclos menstruais irregulares, e até a inibição da ovulação, portanto atrapalha mulheres quando querem engravidar – diz Priscila Gasparini Fernandes, psicóloga e doutora em Psicanálise.

Esse desequilíbrio, explica Patrícia, afeta o organismo de várias maneiras, e já foi comprovado por pesquisa.

– A ansiedade aumenta a produção de epinefrina, que dificulta a fecundação por deixar o corpo da mulher mais tenso, e dificulta a locomoção dos espermatozoides. Também estimula a produção de oxitocina que provoca a contração uterina, o que poderá levar a um aborto. Uma pesquisa realizada em Oxford com 247 mulheres, com idade entre 18 e 40 anos, constatou que as que possuíam elevados níveis de ansiedade tiveram 12% menos chance de engravidar em seu período fértil – afirma.

Mas se saber disso te deixa ainda mais preocupada – afinal, é realmente difícil controlar a ansiedade, né? -, a doutora ensina algumas maneiras de administrar melhor a situação:

– Tente se acalmar o máximo que conseguir, faça relaxamentos durante o dia, trabalhe a respiração calmamente e preste atenção em seu corpo e no bem estar que você proporciona a ele desta maneira. Evite pensamentos negativos, não fique se cobrando, não conte para as pessoas a seu redor que está tentando engravidar, pois irão perguntar e isso acaba sendo uma pressão a mais.Procure ter algo para se distrair em seus momentos de folga, como um hobby.Evite situações de stress. Faça exercícios regularmente, pois libera endorfina, que causa uma sensação de bem-estar. Alimente-se bem, coma de forma saudável. Hidrate-se bem. Namore sem cobrança de engravidar, deixe acontecer naturalmente.

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *