Saúde

Por um verão sem brotoejas

Saiba como prevenir aquelas incômodas bolinhas vermelhas no seu pequeno

Com o calor é comum surgirem aquelas bolinhas avermelhadas (mas que podem ser claras também) incômodas, que provocam coceiras, nas dobrinhas dos bebês. As brotoejas (ou sudâmia) aparecem sobretudo nas áreas que suam mais como a cabeça, o pescoço e a parte superior do tronco. De acordo com a pediatra Kerstin Taniguchi Abagge, presidente do Departamento de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), elas são causadas pela obstrução da saída do suor.

– Por isso aparecem mais nos meses de verão, quando a criança tem febre ou quando estão muito agasalhadas. Para evitar as brotoejas é preciso evitar a obstrução da saída das glândulas sudoríparas – explica.

A médica orienta que os pais evitem a aplicação de produtos que possam obstruir os poros, como hidratantes, pomadas ou filtros muito espessos; e recomenda o uso de roupas leves, feitas com tecido naturais – os sintéticos retêm mais o suor -, e banhos mais frequentes.

– Nas áreas irritadas, pode-se utilizar compressas de chá de camomila, que tem efeito calmante e levemente adstringente. O uso de pasta d’água ou loções calmantes que contenham calamina podem amenizar os sintomas de coceira e fazer com que as lesões desapareçam mais rapidamente. No entanto sempre devem ser indicadas pelo pediatra e serem adequadas para o uso em crianças. Outra orientação é deixar a criança em ambientes bem ventilados.

As brotoejas podem evoluir para erupções de pele mais extensas e causar coceira que, por sua vez, pode facilitar a infecção da pele por bactérias ou fungos. Nesses casos, podem ser necessários medicamentos de uso local ou oral, dependendo sempre da avaliação do pediatra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *