Destaque Saúde

Cuidados simples para a saúde dos pés das crianças

Pezinho de bebê dá vontade de morder, mas conforme eles vão crescendo, os pés vão recebendo menos atenção…. O que não é nada recomendável para a saúde. Cuidados simples e diários podem ajudar a prevenir vários problemas.

O cuidado começa quando os pés ainda são uma fofura só.

– Os pais devem ficar atentos aos pezinhos, principalmente dos bebês quando começam a engatinhar, já que eles acabam friccionando-os no chão e se a unha não estiver cortada corretamente, poderá inflamar – afirma Maria de Lourdes Pinheiro, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet.

Segundo a especialista, calos e unhas encravadas são alguns problemas que podem causar desconforto às crianças. E saber cuidar corretamente alivia bastante o incômodo. 

– Crianças podem ter calos nos pés, geralmente causados pelo uso inadequado de calçados. O ideal é identificar a causa e manter os pés hidratados. Algumas crianças já nascem com o incômodo da unha encravada e é necessário fazer o acompanhamento com profissional de podologia para o corte correto das unhas. Em casa, após o banho, tentar colocar uma pequena quantidade de algodão nas laterais da unha para minimizar o atrito. Para crianças muito pequenas, hidratar e massagear a área ajuda também. A atenção aos calçados, meias e tipo de corte feito nas unhas já minimizam essas consequências – orienta a especialista.

Veja algumas dicas da podóloga para cuidar dos pés das crianças:

 Corte das unhas – O corte das unhas é uma missão trabalhosa, pois a agitação dos pequenos somada à recusa devido ao incômodo dificultam o procedimento. Faça o corte em linha reta para evitar que fiquem encravadas. Para isso, use um cortador para este fim e finalize lixando com a parte menos áspera as pontas afiadas. Nunca corte a lateral e nem as deixe muito curtas. Caso tenha muita dificuldade, procure um profissional especializado para que proceda da melhor maneira, evitando complicações, como unhas encravadas ou inflamações.

Faça higiene diariamente – Os pés das crianças devem ser lavados e muito bem secos todos os dias, principalmente entre os dedos. Isso evita frieiras e micoses.

Evite o uso de calçados inapropriados – Assim que suspeitar que os sapatos do seu filho estão muito pequenos, substitua-os imediatamente. Caso contrário, a unha pode encravar com facilidade e as lesões começarão a aparecer. O ideal é ter espaço suficiente na área dos dedos para que os pés possam crescer livremente. Por isso, verifique o tamanho pressionando suavemente a parte superior da ponta dos calçados enquanto a criança estiver com eles nos pés. 

Escolha modelos confortáveis – Ainda sobre os calçados, evite comprar números muito grandes pois não proporcionam o conforto e sustentação adequada. Com o tempo, os sapatos adquirem o formato dos pés, por isso é importante escolher modelos confortáveis e de qualidade para não prejudicar o desenvolvimento.

 Prefira meias de algodão – Verifique regularmente se as meias estão apropriadas e na numeração certa para as crianças. Meias feitas de algodão ajudam a manter os pés aquecidos, absorvem o excesso de umidade e, ao mesmo tempo, proporcionam espaço para que possam se desenvolver. Se a criança ainda não anda, certifique-se de que qualquer calçado ou meias, mesmo que macio, tenha espaço suficiente para os dedos se movimentarem livremente. 

 Saiba como prevenir o chulé – Após o uso dos calçados, o ideal é deixá-los em ambiente arejado. Prefira sandálias e chinelos durante os dias mais quentes. O suor cria um ambiente bastante favorável para proliferação de micro-organismos que causam o mau cheiro.

 Andar descalço – As crianças devem andar descalças dentro de casa, sempre que possível, mesmo quando estiver aprendendo a andar. Embora isso possa parecer contraditório, o ato de andar descalço é uma das melhores coisas para o bom crescimento dos pés da criança, porque ajuda os músculos a se desenvolverem e se tornarem mais fortes. Além disso, permite que o ar circule pelo pé inteiro. Certifique-se de que o chão esteja limpo e livre de qualquer elemento que coloque em risco a segurança dos pequenos.

Foto em destaque: Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *