Destaque Na Estante

Livro infantil “O segredo de Bia” traz texto de mãe e desenhos de filha

Lara é uma menina sapeca e inteligente. Tem 7 anos, pele clara e longos cabelos lisos. É também consciente sobre preconceito. Não é vítima de racismo, mas sabe como ele pode ferir muitas crianças. Foi ela quem pediu para ilustrar o livro “O segredo de Bia”, escrito por sua mãe, a jornalista Waleska Borges, que estreia na literatura abordando o tema que lhe é tão caro. 

– Sempre tive vontade de escrever um livro. Depois que a minha filha nasceu fiquei muito voltada ao universo infantil.  Hoje, Lara já está tomando consciência   sobre as diferenças das pessoas. Contei para ela que, pelo fato do meu cabelo ser crespo (meu pai é negro), sofri muito preconceito e bullying quando criança. Sentia-me triste e menor do que as outras pessoas, e me achava feia com os deboches daquelas crianças. Falei que contaria essa história num livro infantil. Ela adorou a ideia e sugeriu: “Eu posso desenhar”. Larinha é apaixonada por desenhos. Combinei que escreveria o texto e ela desenharia depois. Ela me ajudou a escolher os nomes das personagens. Feito isso, fui lendo os pedaços da história  e ela desenhava. Ela demorou dez dias para fazer os desenhos, que foram vetorizados para o livro pela editora – conta Waleska.

Capa do livro


O livro é inspirado nas experiências de Waleska e, apesar de abordar a tristeza de quem sofre preconceito, é também uma forma de acolher e fortalecer crianças que passam por situações semelhante

– A história relata um pouco da minha vivência junto a ficção. Alguns personagens existiram de verdade, outros não. Tento conscientizar muito minha filha sobre as diferenças e o preconceito.  É muito importante criarmos  filhos que tenham empatia pelo outro. O preconceito ainda existe na minha vida, em diferentes momentos.  Mas hoje aprendi a não me machucar com isso – avalia a autora.

As ilustrações do livro são de Lara, filha de Waleska

“O segredo de Bia” traz as dificuldades da protagonista em lidar com os deboches de colegas da escola por conta da sua cor de pele e cabelo crespo. É também uma forma de Waleska abordar outras formas de preconceito, e a importância da educação, familiar e escolar, para uma sociedade mais empática.

O livro está à venda no site da editora Autografia.

(2) Comentários

  1. waleska borges diz:

    Muito obrigada, Marta. Adoramos a matéria. Parabéns !

    1. Marta Paes diz:

      Parabéns e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *