A programação do Fim de Semana no Mast, deste sábado (12) e domingo (13), inclui exposição com o segundo maior meteorito achado no Brasil e três curtas-metragens do festival de filmes de ciências. Reaberto desde outubro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) funciona a partir das 14h.
Já em frente à fachada do museu, o visitante tem a oportunidade de ver de perto e até de tocar o meteorito Santa Luzia de Goiás (foto em destaque), com aproximadamente duas toneladas. O objeto faz parte da exposição “Ressurgindo das Cinzas”, fruto da parceria entre Mast e Museu Nacional, que reúne meteoritos recuperados do incêndio do Palácio de São Cristóvão, em setembro de 2018. A mostra exibe 39 peças, sendo 37 objetos metálicos e rochosos oriundos do espaço sideral, uma adaga feita de ferro meteorítico e um grande painel que conta a história do famoso meteorito Bendegó.
No sábado (12), a partir das 15h30, haverá exibição de filmes do Science Film Festival. Serão três curtas-metragens legendados e voltados para a faixa etária entre 9 e 16 anos. Já no domingo (13), além das exposições, o visitante poderá conferir o Planetário Digital. A sessão vai acontecer às 16h e será conduzida por mediadores do MAST, que irão falar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Rua General Bruce, 586 / Tel.: 3514-5299 e 3514-5229
Horários de visitação: Terça a sexta – 9h às 17h; sábados – 14h às 19h (a portaria fecha meia hora antes); domingos e feriados – 14h às 18h
Foto em destaque: Divulgação/MAST