Odontopediatra recomenda hábitos saudáveis para mamãe e limpeza da boquinha do bebê
Bebês precisam de cuidados odontológicos, mesmo sem nenhum dentinho na boca? Sim, e mais cedo do que se imagina. Segundo a odontopediatra Erica Alexandra Macedo Pessoa, da equipe de Márcio Ramos, dentista-presidente da Implante Rio, os cuidados devem começar ainda na vida intrauterina, com a alimentação e a higiene bucal da mamãe. Hábitos saudáveis, que incluem a redução de açúcares e a escovação apropriada, podem refletir na dentição da criança.
– É bom ressaltar que os cuidados com o bebê na fase intrauterina vão além da formação dos dentes. Qualquer conduta, tanto na alimentação quanto na saúde da gestante, vai influenciar diretamente a formação e a vida do bebê como um todo. A relação existente entre a alimentação da mãe e do seu bebê no período gestacional é que a partir do quarto mês o paladar do bebê começa a ser formado. Se a mãe tem uma alimentação rica em açúcares dos mais diversos tipos, com certeza o paladar do bebê será alterado e influenciado por essa dieta da mãe. Como consequência, depois de nascer, o bebê terá mais chance de ter cárie por gostar e consumir mais açúcar – explica Erica.
A profissional reconhece, no entanto, que o fator enjoo, tão comum na gravidez, pode atrapalhar tanto a alimentação quanto a higiene bucal. Essa última principalmente, pois é muito comum gestantes terem ânsia de vômito com o gosto de cremes dentais e com a limpeza da língua.
– Aconselho que sempre coloquem pouca pasta de dente, e façam uso de fio dental. Muitas gestantes não usam o fio, alegando que ele faz a gengiva sangrar, mas é o contrário. Se não usar, aí sim, a gengiva vai sangrar. A escovação da língua é muito importante, mas sei que causa vômito, por isso é preciso que seja feita aos poucos, iniciando pelo pontinha da língua e gradativamente ir alcançando outras áreas – orienta a dentista, dando dicas também para a alimentação – Outro conselho é que não fique comendo besteirinhas o tempo todo, pois isso faz com que a cavidade oral fique sempre suja com esses alimentos. É melhor parar, comer o que quiser, e depois escovar os dentes, para que, dessa forma, o ph da cavidade oral volte ao normal e não inicie, assim, um processo de desmineralização dos dentes (cárie).
Com o nascimento do bebê, é recomendada uma visita ao odontopediatra. A limpeza da boquinha do neném também merece cuidados especiais.
– É indispensável a limpeza da cavidade oral do bebê sempre após a ingestão de leite materno, pois, como qualquer outro leite, depois de ingerido pelo organismo, vai gerar lactose que é um tipo de açúcar. Acredito que a mãe deva ir ao odontopediatra ainda sem seu bebê para aprender o que fazer quando o neném nascer, pois hoje temos profissionais que, além de odontopediatras, são especialistas em odontologia de bebês. Após o nascimento, voltar para aprender como é feita essa higiene oral no recém nascido e tirar todas as suas duvidas, e, após essa primeira visita, ir ao odontopediatra com uma frequência razoável de três em três meses – avalia Erica.
E, é claro, acompanhar de perto tanto a higiene dos dentes de leite quanto a troca dos dentes de leite pelos permanentes.
– A cárie no dente decíduo (de leite) pode afetar, sim, o dente permanente, pois todas as consequências da cárie que ocorrem no dente permanente ocorrem também no dente decíduo. Na fase das trocas dos dentes, é fundamental a presença da criança no odontopediatra para que se avalie a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos e ortopédicos funcionais, pois nessa época poderemos intervir e mudar o perfil e a oclusão sem precisar de tratamentos ortodônticos tradicionais – explica a profissional.