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Adaptação à escola

Uma vez escolhida a instituição de ensino, é preciso dar tempo para a criança se acostumar à nova realidade

Tomar a decisão de colocar um filho na escola nem sempre é uma tarefa fácil. Esse é um momento de grande importância na vida das crianças pequenas e de seus pais. Um novo ciclo se inicia e com ele surgem muitas dúvidas. Decidir qual é a idade certa para a entrada na escola, a escola ideal ou em que horário a criança deve frequentá-la são algumas delas.

Muitas vezes, nossa decisão é baseada em cima das nossas necessidades e não do nosso real desejo, talvez por isso a maioria dos pais demonstre um sentimento de culpa. E é normal se sentir assim, principalmente quando o filho ainda é bebê. Para os pais, sempre será difícil deixar seu filho pequeno aos cuidados de uma ou mais pessoas desconhecidas, mas, lembre-se, uma hora ou outra, o momento de ir para a escola chega.

Por isso, o início das aulas na creche ou na educação infantil é marcado pelo período de adaptação. Durante esse período muitas pessoas são envolvidas, não apenas a criança em si, mas professores, colegas, pais e toda a estrutura escolar. É uma fase delicada, que requer grande atenção e dedicação por parte de todos. Quem nunca se sentiu inseguro diante de algo novo? Seja um emprego, um lugar, um trajeto… Toda situação nova gera uma curiosidade e também um desconforto, e cada um reage de uma forma diferente a essa situação que confronta.

A adaptação é uma etapa importantíssima para criar vínculos afetivos e de confiança entre família e escola. Nesse período, os pais precisam estar seguros da decisão que tomaram, pois as crianças percebem facilmente quando os pais estão inseguros, e isso, com certeza, não favorece o processo de adaptação. Pais inseguros, filhos igualmente inseguros.
Nessa fase, a criança precisa lidar com o sentimento de perda. Ela está se afastando do aconchego da família, está se afastando de quem ama. Por isso, as escolas costumam organizar atividades para favorecer a integração entre todos. Durante a adaptação, os pais ou outra pessoa próxima à criança precisa ter um tempo disponível para permanecer na escola para que essa separação possa acontecer ao poucos.

Cada criança é única e cada uma tem o seu tempo, a forma de manifestar sua insegurança e a dor pela separação. Algumas choram, outras ficam retraídas e não querem participar de nada, não querem falar e nem mesmo comer. É preciso ser afetuoso e muito paciente. Atenção, carinho, colo e o contato com algum objeto de transição são grandes aliados dos profissionais que estão cuidando dessa criança.

É importante também sempre dizer a verdade. Não inventar desculpas ou histórias. Explicar que a permanência na escola é temporária, mas que todos os dias você vai trabalhar ou precisar fazer outra coisa e vai voltar para buscá-la. E sempre se despeça da criança, nunca saia escondido. Essa atitude pode desfazer a relação de confiança que a criança conseguiu estabelecer.

O sucesso do início da vida escolar da criança está baseado numa adaptação bem sucedida. Aos poucos, a criança que se sente feliz e segura na escola descobre o quanto é prazeroso conquistar um mundo novo e construir novas relações.

 

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