Destaque Saúde

Alergias respiratórias – Ventilador ou ar-condicionado?

Nas temperaturas nada amenas do nosso verão, é difícil abrir mão do ar-condicionado ou do ventilador. Mas o uso desses aparelhos pode acabar causando desconfortos respiratórios (alergias, resfriados e outras doenças) e costuma levantar dúvidas sobre qual deles é menos prejudicial à saúde. 

De acordo com a otorrinolaringologista Cristiane Passos Dias Levy, do Hospital Paulista – especializado em saúde de ouvido, nariz e garganta –, há vantagens e desvantagens nos dois casos.

– Ambos têm benefícios, mas também desvantagens. No caso do ar-condicionado, ele remove o ar quente do ambiente e substitui por ar frio. Isso é feito através de um ciclo de refrigeração, que filtra o ar, e é bastante útil para pessoas com alergias. No entanto, ele também pode ressecar muito o ar, chegando a irritar as mucosas, se ficar em uma temperatura muito baixa. Já os ventiladores fazem o ar circular, ajudando a manter a temperatura ambiente mais agradável e sem alterar a umidade do ar. Porém, se ficarem direcionados ao corpo, também ressecam as vias aéreas, da mesma forma que o ar-condicionado. Portanto, há fatores positivos e negativos nos dois – destaca a especialista.

A escolha entre ventilador e ar-condicionado deve estar de acordo com a necessidade de cada pessoa. Há quem só se sinta confortável em ambiente com ar-condicionado. Outros, preferem a ventilação.  Crianças alérgicas não precisam passar calor. O mais importante para a saúde, segundo Cristiane, é a limpeza dos aparelhos e do ambiente.  

– Esse é o fator mais preponderante que deve ser levado em conta. No caso do ar-condicionado, se o filtro não for mantido limpo, ele pode espalhar germes e bactérias e contaminar todo o ambiente. Já no caso do ventilador, é importante que todo ambiente onde ele está esteja bem limpo. Caso contrário, a poeira e os ácaros irão ficar circulando pelo ambiente – explica a médica, que também é especialista em alergias respiratórias.

Confira a dica da otorrino para garantir a eficácia dos aparelhos e, principalmente, manter a saúde durante o verão.

 –  Mantenha os ambientes sempre bem ventilados. Ou seja, janelas e portas abertas, com circulação de ar;

– Limpe regularmente os filtros do ar-condicionado, assim como as pás e grades dos ventiladores para garantir a qualidade do ar;

– Em ambientes muito secos, avalie a possibilidade de combinar o uso do ar-condicionado e/ou ventilador com umidificadores, para equilibrar a umidade do ar;

–  Evite posicionar diretamente o fluxo de ar do ventilador para o corpo por longos períodos para impedir o ressecamento das vias respiratórias;

Foto em destaque: Imagem de Stefan Schweihofer por Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *