Alimentação Destaque Saúde

Alimentos na praia: o que e como consumir

Passar algumas horas na praia é um dos lazeres mais simples e gostosos do verão. As crianças se refrescam, brincam e se divertem ao ar livre e em contato com a natureza. Mas é também um passeio que merece um pouco mais de atenção. Além dos cuidados com Sol e mar (Cuidados de Verão), é preciso cuidar para se alimentar corretamente e evitar problemas de saúde, pois o calor intenso acelera a proliferação de bactérias em alimentos, aumentando o risco de intoxicação alimentar.

Náuseas, vômitos, diarreia, febre e dores abdominais podem ser sinais de intoxicação alimentar. “Se algum desses sintomas surgir, procure atendimento médico imediatamente”, alerta a endocrinologista e metabologista Thais Mussi. Segundo ela, a prevenção é a melhor forma de aproveitar o verão com tranquilidade!

Confira as dicas de Thais Mussi, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), para aproveitar a praia de forma segura e saudável:

Mantenha a temperatura adequada
Alimentos perecíveis, como carnes, laticínios e saladas, devem ser mantidos bem refrigerados até o momento do consumo. Utilize caixas térmicas com gelo ou bolsas térmicas para garantir que a temperatura permaneça segura.

Utilize recipientes herméticos
Armazene os alimentos em recipientes com tampas bem ajustadas ou sacos para congelar selados. Isso ajuda a manter a temperatura e evita contaminação cruzada, protegendo os alimentos do contato com a areia ou insetos.

Lave as mãos adequadamente
Leve sabonete líquido e água limpa ou opte por lenços umedecidos para higienizar as mãos antes de preparar ou consumir alimentos. A lavagem adequada das mãos é essencial para evitar a contaminação.

Embale os utensílios corretamente
Se for preparar alimentos na praia, mantenha os utensílios que entram em contato com carne crua separados daqueles que serão usados para alimentos prontos para consumo. A contaminação cruzada é uma das principais causas de intoxicação alimentar.

Evite alimentos suscetíveis a estragar
Molhos lácteos, ovos crus ou pratos com maionese são mais suscetíveis ao calor e devem ser evitados, a menos que você possa garantir sua conservação em temperaturas adequadas.

Hidrate-se
O consumo de água é muito importante para manter o corpo hidratado e evitar complicações.

Foto em destaque: Imagem de cynthia_groth por Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *