A natureza merece ser contemplada, inclusive por fotos. E até 12 de março os visitantes do AquaRio terão a oportunidade de apreciar a mostra de fotos e vídeos de imagens inéditas e exclusivas “Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras” (MONA Cagarras), uma parceria do Projeto Ilhas do Rio com o aquário. A exposição traz a beleza da fauna e da flora da 1ª Unidade de Conservação marinha de proteção integral da cidade do Rio de Janeiro, que fica apenas cinco quilômetros de distância da orla de Ipanema.
São cerca de 60 imagens tiradas durante o trabalho de campo dos pesquisadores e colaboradores do Projeto Ilhas do Rio. A região é formada por quatro ilhas – Ilhas Cagarras, Redonda, Comprida e das Palmas – e duas ilhotas – Filhote da Cagarra e Filhote da Redonda. “Apesar da pandemia, conseguimos dar continuidade às atividades do Projeto. Agora, vamos enfrentar o desafio de mostrar ao público a rica biodiversidade das Ilhas do Rio, de forma segura, seguindo todos os protocolos de proteção da OMS,” comenta Clerio Aguiar, coordenador geral do Ilhas do Rio.
Baleias, tartarugas, golfinhos, ninhos de fragatas, diversas árvores e ervas, peixes, corais. Há um pouco de tudo na mostra. Além disso, os visitantes poderão ver de perto algumas espécies nos tanques do AquaRio. É o caso da moreia-verde, do cavalo-marinho, da raia-viola-de-cara-curta, do tubarão-lixa e do peixe-morcego. “Essa exposição tem o objetivo de conscientizar o público sobre a importância de conservar a biodiversidade marinha do litoral de nossa cidade, que está tão perto de nós”, diz Patrícia Rocha, bióloga educadora do AquaRio.
O Projeto Ilhas do Rio, realizado pelo Instituto Mar Adentro, promove trabalho científico, e também de educação e conscientização ambiental, desde 2011. O projeto já identificou uma espécie de perereca que só existe ali; e uma espécie de árvore, a Gymnanthes nervosa, que não era encontrada no município desde 1940; e catalogou esponjas do mar com propriedades medicinais. Os pesquisadores também encontraram um sítio arqueológico Tupiguarani na Ilha Redonda, onde já foram contabilizadas mais de cinco mil fragatas, tornando oficialmente o MONA Cagarras um dos maiores ninhais da espécie do Atlântico do Sul.
Exposição “Biodiversidade do MONA Cagarras”
AquaRio – Praça Muhammad Ali, Via Binário do Porto, s/nº – Gamboa
Até 12 de março
De segunda a sexta, das 9h às 16h. Aos fins de semana e feriados, das 9h às 18h. Associado entra às 8h30
Tel.: (21) 2042-5312
Foto em destaque: Fernando Moraes/Divulgação