Coruja Saúde

Arte é um bom remédio

Exposição de pinturas mostra desenhos de pacientes do Hospital Estadual da Criança

A arte pode se manifestar, e fazer muita diferença, mesmo em situações adversas. O ambiente hospitalar, por exemplo, não é dos mais convidativos, e, ainda assim, foram pacientes internados ou em tratamento contínuo das unidades de oncologia e ortopedia do Hospital Estadual da Criança (HEC), no Rio de Janeiro, que produziram as 35 pinturas que compõem uma exposição itinerante.

– A exposição teve seu início no hall do Hospital Estadual da Criança e seguiu para a sede administrativa da Rede D’Or São Luiz e do Grupo Oncologia D’Or. As telas também foram expostas no Hospital Barra D’Or, no Hospital Rios D’Or, e na clínica de Oncologia D’Or localizada na Barra da Tijuca. A exposição ainda está prevista em outras unidades da Rede D’Or São Luiz – conta Heloisa Aranha, diretora executiva do HEC, gerido pelo Instituto D’Or de Gestão de Saúde Pública..

O trabalho foi liderado pela equipe de terapia ocupacional, que realiza atividades lúdicas para estimular o paciente a manter suas habilidades, autoconfiança, independência e a criatividade infantil. As pinturas são assinadas por crianças e adolescentes de 1 a 17 anos.

– Acreditamos que atividades lúdicas e artísticas tragam de volta esperança e um motivo a mais para lutar durante o tratamento. A equipe que acompanhou a produção dos quadros relatou a alegria e envolvimento de pacientes e acompanhantes durante a atividade. Este sentimento, expresso nas telas de pintura, foi percebido pelo público que visita à exposição. Tivemos um retorno muito positivo de todos que tiveram acesso a este trabalho iniciado no Hospital Estadual da Criança e que já ganha espaço e reconhecimento, em outras unidades da Rede D’Or São Luiz – afirma Heloisa.

(Foto em destaque: Divulgação/Everton Barsan)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *