Mãe de um menino autista e criadora do blog Lagarta Vira Pupa, a jornalista Andréa Werner lança livro sobre o assunto
Só quem já ouviu de um médico que o filho tem autismo sabe como Andréa Werner sofreu quando o filho Theo, então com 2 anos, foi diagnosticado com transtorno global de desenvolvimento. E foi, principalmente, para esses pais, que a jornalista passou a escrever no blog Lagarta Vira Pupa, um espaço de trocas, apoio e muita informação sobre o assunto. Este mês, Andréa lança o livro “Lagarta vira pupa – A vida e os aprendizados ao lado de um lindo garotinho autista”, que traz textos publicados no blog e outros inéditos.
– A ideia do livro veio dos próprios seguidores, que já me cobravam isso há algum tempo. O livro reúne os melhores textos do blog com alguns inéditos, mas foi adaptado para um formato mais linear, já que o blog não precisa de uma lógica temporal. Além disso, conta com ilustrações feitas especificamente para cada texto pela ilustradora Kelly Vaneli – conta Andréa.
A primeira edição do livro, com 2 mil exemplares, é resultado de financiamento coletivo. As vendas são feitas diretamente pelo blog, mas haverá três eventos para marcar o lançamento da obra, nos dias 14, 16 e 17 de julho, em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A contar pelo sucesso do blog, com 200 mil pageviews, o livro já tem leitores garantidos.
– Pela grande procura que já estamos vendo antes do lançamento, percebi que fomos muito conservadores ao calcular o número de exemplares da primeira edição. Só na pré-venda, já foram quase 600. Acho que vai esgotar muito rápido e já estou à procura de uma editora para a impressão da segunda edição. Avalio o sucesso do blog através dos retornos que tenho dos leitores por e-mails e mensagens. Pensar que ajudei alguém a aceitar melhor o diagnóstico, a sair mais rápido do luto ou até a escolher uma profissão relacionada ao autismo é extremamente gratificante – avalia Andréa.
A troca de informações é mesmo a melhor maneira de ajudar no desenvolvimento dessas crianças, além de um bom acompanhamento médico e apoio familiar. E com o blog, e agora o livro, a jornalista deixa a sua contribuição.
– Os estudos na parte genética têm avançado e já surgem promissores tratamentos individualizados. A conscientização do autismo também aumentou muito. As redes sociais ajudaram muito neste sentido. Recebo muitos e-mails de mães que desconfiaram de autismo nos filhos devido a informações divulgadas desta forma. O cenário já é bem diferente de quando o Theo foi diagnosticado, e isso é bem positivo – diz.
Serviço:
Lançamento do livro “Lagarta vira pupa – A vida e os aprendizados ao lado de um lindo garotinho autista”
Belo Horizonte: 14 de julho – Livraria Leitura, Shopping Pátio Savassi, Avenida do Contorno, 6.061, às 19h
São Paulo: 16 de julho – Livraria da Vila, Alameda Lorena 01424-002, às 15h
Rio de Janeiro: 17 de julho – Livraria Argumento, Rua Dias Ferreira, 417, Leblon, às 17h