Na Cozinha

Vai um bolinho de chuva?

Receita que remete aos quitutes da Tia Nastácia, do Sítio do Picapau amarelo      

Quem conhece a obra de Monteiro Lobato ainda criança sabe o encanto que despertam os incríveis bolinhos de chuva da Tia Nastácia. Lembro que, quando eu era pequena, tentava fazer bolotas de farinha para imitar o tal bolinho. Na verdade, eu nem me ligava no sabor, só queria a mágica dos bolinhos que encantaram os deuses do Olimpo e até o Minotauro.

O bolinho de chuva é realmente a cara do Sítio do Picapau amarelo, que por sua vez é a cara do Brasil, e agrada tanto os grandes como os pequenos. Seja com um café quentinho ou com o suco preferido, a combinação é perfeita. E mais uma oportunidade de reunir a garotada pra fazer aquela farra na cozinha.

E pra incrementar essa farra ainda mais, que tal rechear os bolinhos? Com a receita, seguem algumas sugestões de recheios para deixar os bolinhos de chuva ainda mais gostosos. Mais perfeito, só se Emília, Narizinho e Pedrinho aparecessem para o lanche…

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
3 ovos
½ xícara de leite
1 colher de café de fermento em pó
1 pitada de dois dedos de sal
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de fazer:

Despeje a farinha de trigo numa tigela e faça um buraco no meio. Neste buraco, acrescente todos os ingredientes restantes. Misture bem até tornar a massa homogênea e, em seguida, bata a massa com a mão. É importante bater bastante, até que a massa ganhe volume.

Aqueça o óleo em temperatura alta numa frigideira funda, ou em uma panela resistente, de forma que o óleo cubra os bolinhos. Com o auxílio de duas colheres de sopa, coloque os bolinhos para fritar. Primeiro pegue um pouco de massa com uma colher e, com a outra, empurre a massa para a frigideira com óleo. Abaixe o fogo no momento em que os bolinhos estiverem fritando para que fiquem assados por dentro e dourados por fora.

Deixe esfriar um pouco, abra com uma faca e recheie com o sabor de sua preferência. Passe os bolinhos recheados pela mistura de açúcar e canela. Daí é só saborear…

Sugestão de recheios: doce de leite condensado (feito na panela de pressão), creme de confeiteiro e brigadeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *